Com o tema “Juntos Somos Mais Fortes”, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) promove no mês de outubro mais uma campanha do Outubro Rosa. Em Pernambuco, a SBM-PE lançou oficialmente a campanha na manhã deste domingo (01) (FOTO), no Recife Tênis Clube, no bairro da Imbiribeira, através de ações sociais com mulheres da comunidade Beira Rio, porém diversas atividades estão sendo programadas para todo o Estado durante o mês de Outubro. “Nosso objetivo na campanha desse ano é integrar os exames de mamografia, garantindo a contra referência daqueles alterados para as pacientes que fizeram as mamografias na campanha do Outubro Rosa garantir um acesso integral ao Sistema Único de Saúde, a fim de agilizar diagnóstico e otimizar o tratamento. Estamos neste domingo (1) num momento de descontração e integração aqui no Recife Tênis Clube reunindo os profissionais de saúde que trabalham o ano inteiro com tanto empenho e dedicação”, ressaltou a presidente da SMB-PE, a Médica Mastologista Ana Beatriz Albuquerque.
O tema "Juntos somos mais fortes" para o Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia destaca a importância da união na luta contra o câncer de mama. Ele reforça a mensagem de que a doença tem cura e que podemos alcançá-la por meio de avanços médicos, detecção precoce e tratamentos eficazes. A frase ressalta a necessidade de colaboração entre instituições, profissionais de saúde, organizações e a população em geral, para promover a conscientização, o diagnóstico precoce e o suporte adequado às mulheres afetadas. Ao unir a mensagem de esperança da cura com a força da solidariedade, o mote inspira ações conjuntas em prol de um futuro com menos casos de câncer de mama e mais apoio às mulheres em sua jornada contra a doença.
“A nossa campanha do Outubro Rosa 2023 traz como mote “Juntos somos mais fortes”, justamente para mostrar a importância da união de todos, cujo objetivo esse ano é unir forças, numa campanha multidisciplinar, colocando em evidência tanto a prevenção primária, com ênfase na prática de atividade física e alimentação balanceada, além da importância da saúde mental, no cenário de redução de risco, extrapolando para as pacientes oncológicas, que, além das orientações anteriores, quando recebem o diagnóstico num estadiamento mais inicial, são submetidas a cirurgias menos agressivas, bem como a tratamentos sistêmicos menos tóxicos ao organismo”, reforçou Ana Beatriz Albuquerque.
CENÁRIO NO BRASIL E EM PERNAMBUCO
O cenário do câncer de mama no Brasil e em Pernambuco ainda preocupa. Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Pernambuco (SBM-PE) reforça sua mensagem à população para a importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico.
“As prioridades em relação ao Brasil, principalmente em Pernambuco, é ampliar essa rede de rastreio, ou seja, de que as mulheres tenham realmente acesso à mamografia de rastreio, que é aquela feita sem a presença da doença, na fase pré-clinica do diagnóstico e que não tem nenhuma alteração palpável ao exame físico. E esse rastreio hoje é feito, de acordo com do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos até os 69 anos de idade, recomendado a cada dois anos. E a nossa luta sempre é iniciar o rastreio já a partir dos 40 anos de idade até os 75 anos, e esse limite de idade podendo ser individualizado de acordo com cada paciente, levando em consideração histórico familiar, comorbidades e estimativa de vida após os 75 anos. Outro ponto importante é que não somente a mamografia, mas o acesso é muito restrito à nossa rede de atenção secundária, que deveria absorver as mulheres com exames alterados e já encaminhar para biópsias percutâneas diagnóstica. Atualmente, está faltando essa capilaridade na rede de saúde para as pacientes fazerem essa biópsia mamária, a fim de se definir um diagnóstico claro, e aí sim, serem encaminhadas, quando maligno, para atenção terciária, a fim que se tenha toda uma abrangência de tratamento, desde o apoio psicológico, nutricional, cirurgia com mastologista, tratamento sistêmico com oncologista e com radioterapeuta, reabilitação com fisioterapeuta, equipe de enfermagem oncológica treinada, serviço social, ou seja, todo o manejo multidisciplinar que um diagnóstico tão complexo exige”, afirmou Ana Beatriz Albuquerque.
“Portanto, o papel da SBM no Outubro Rosa é realmente colocar em evidência sempre essa complexidade do tema, levando em consideração as diversas nuances, pois cada paciente é única, cada uma tem sua particularidade, e ela precisa ser tratada de forma individualizada de acordo com as suas necessidades”, concluiu.
ORIENTAÇÕES MAIS IMPORTANTES
De acordo com a presidente da SMB-PE, a Médica Mastologista Ana Beatriz Albuquerque, as orientações mais importantes para as mulheres são: o autoexame - que é importante para autoconhecimento, mas que ele não substitui a mamografia de rastreio que deve ser feito partir dos 40 anos de idade. “Mas a gente não deve se preocupar com a saúde mamária somente a partir dos 40 anos de idade, pois hoje já sabemos que hábitos de vida estão diretamente relacionados com o risco aumentado de desenvolver câncer no futuro. Esse autocuidado deve ser iniciado desde jovem, com alimentação balanceada, prática de atividade física, controle do sobrepeso, evitar fumar e consumir bebida alcoólica, ter uma boa noite de sono e medidas para redução do estresse do dia a dia”.
O câncer de mama, quando diagnosticado em fases iniciais, tem 95% de chance de cura. Quando os estágios são mais avançados, ele é também passivo de cura, mas esse percentual vai reduzindo de acordo com cada caso. “Mas não podemos desistir nunca de buscar uma assistência médica e tratamento adequados, independente do diagnóstico ser inicial ou avançado”, concluiu.
UNIDADES DE REFERÊNCIA EM PERNAMBUCO / SERVIÇOS GRATUITOS
Os serviços gratuitos oferecidos em Pernambuco e no Recife de atenção terciária que tem esse apoio eficaz ao câncer de mama são: Hospital das Clínicas da UFPE, Hospital do Câncer de Pernambuco, IMIP, Hospital Barão de Lucena e Hospital Universitário Oswaldo Cruz.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SBM PE PARA O OUTUBRO ROSA 2023:
05, 06 e 07/10 – CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA
A SBM participa em São Paulo (SP) do Congresso Brasileiro de Mastologia, representando a regional Pernambuco, com objetivo de debater temas relevantes sobre o assunto.
07 e 08/10 – AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO DA VÁRZEA / PARCERIA COM O OUTUBRO ROSA DA FEP – 5º CIRCUITO DE HIPISMO
A SBM em parceria com a FEP (Federação Equestre de Pernambuco) está apoiando o 5º Circuito de Hipismo da Federação, que vai ocorrer nos dias 7 e 8 de outubro na Coudelaria Souza Leão, no bairro da Várzea, no Recife. Durante o campeonato terão diversas ações sociais de educação continuada para tirar dúvidas com relação ao câncer de mama, bem como a oferta de mamografia de rastreamento para as mulheres da comunidade da Várzea, bem como mulheres que aparecerem no local por livre demanda. Essas mulheres serão redirecionadas para a Atenção Terciária caso os exames apresentem alguma alteração, a fim de se garantir a continuidade do diagnóstico e o tratamento especializado com a mastologia.
10/10 – REUNIÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
A SBM participará de uma importante reunião com a Secretaria de Saúde do Recife, junto com a Sogope, com objetivo de levar propostas para a melhoria na assistência à população feminina, tanto para que o mamógrafo móvel passe a receber pacientes a partir dos 40 anos de idade, além de tentar ampliar a malha de biópsia mamária dentro da rede pública para tentar desafogar um pouco os serviços terciários que estão abarrotados e não conseguem suprir a demanda em tempo hábil, já que a atenção secundária está deficitária.
Mostrar a importância do câncer de mama, que tem a maior taxa de mortalidade entre as mulheres, ou seja, é o que mais mata mulheres no mundo, mas que é muito potencialmente curável. Portanto, ele mata porque o diagnóstico está sendo tardio, ou seja, se o diagnóstico for inicial, se consegue mudar essa estatística da mortalidade.
12/10 - CORRIDA ROSA saindo do Parque da Jaqueira
A SBM prepara uma grande "Onda Rosa" em favor a Prevenção do Câncer de Mama, no dia 12/10, com uma corrida saindo do Parque da Jaqueira, com concentração às 5:15 da manhã e largada às 5:30. Será uma corrida de 16 km com vários grupos de corredores. Percurso: Jaqueira – Rui Barbosa – Fernandes Vieira – João de Barros – Bombeiros – Mário Melo – Aurora – Ponte Limoeiro – Forte do Brum – Marco Zero – Peer das Torres Gêmeas – Marco Zero – Mário Melo – João de Barros – Conselheiro Portela – Rua do Futuro – Parque da Jaqueira.
25/10 – ALMOÇO ROSA (BENEFICENTE)
A SBM-PE participará e apoiará o evento “Almoço Rosa” promovido por Bia Guirão e Luciana Lócio. Esse evento frisa colocar em evidência o tema câncer de mama e angariar fundos para a reforma do setor de mastologia do hospital Universitário Osvaldo Cruz da UPE.
20 e 21/10 – CURSO DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA – HOSPITAL DO CÂNCER (HCP)
A SBM-PE estará no Hospital do Câncer de PE (HCP) no curso de reconstrução mamária que visa oferecer treinamento para o refinamento cirúrgicos de colegas mastologistas, a fim de se ampliar a oferta de cirurgias de reconstrução mamária imediata, repercutindo na melhora da autoestima das pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário