segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Luiz Felipe Pondé virá quarta (04) ao Recife para palestrar sobre mudanças



Considerado um dos maiores provocadores e pensadores brasileiros, o filósofo e professor abordará desafios da sociedade atual, comportamentos, educação e mercado de trabalho. Será às 19h, no auditório de Unit-PE
Quem estará quarta-feira (04/10) no Recife é o filósofo, escritor, ensaísta e palestrante, Luiz Felipe Pondé, considerado um dos maiores provocadores e pensadores brasileiros. Ele vai palestrar no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, às 19h, sobre o desafio da mudança para uma plateia formada por pais, educadores e convidados.

De forma bem-humorada, Pondé apontará diversos aspectos que mostram como a sociedade contemporânea evita as dificuldades relacionadas a mudanças. Na palestra, indo direto ao ponto, vai levar o público a fazer reflexão interior e ao desenvolvimento das capacidades humanas para uma vida menos limitada, mesquinha e individualista.

Entre outras abordagens, o pensador vai falar sobre as mudanças que impactam na educação, no mercado de trabalho e como isso reflete nos modelos pedagógicos. O encontro conta com patrocínio do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) e Faculdade Tiradentes (FITS).

Novas metodologias 

De acordo com o reitor de Unit-PE, Diogo Galvão, o desafio da mudança, que será discutido por Pondé, retrata a postura da instituição de ensino ao inovar o modelo pedagógico com novas metodologias, integradas com tecnologias. "É uma mudança de paradigma no ensino superior para atender alunos e professores aos novos desafios da atualidade", pontuou Diogo. 

Segundo ele, as ações que envolvem o aluno são cada vez mais práticas e conectadas com o mercado de trabalho. Trata-se da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), desenvolvida no Século XX por pesquisadores norte-americanos e que consiste no ensino através do desenvolvimento de projetos práticos, que tenham relação com o conteúdo e que partem de problemas reais da comunidade. 

Mais protagonismo

Na prática, o objetivo é fazer com que o aluno se torne um sujeito mais ativo e protagonista no processo de construção de sua trajetória profissional, interagindo e produzindo em equipe. E o professor seja uma espécie de tutor e não só repassador de conteúdo. “A melhoria dos processos, o preparo dos alunos para as novas profissões do mercado e as questões socioemocionais de alunos e de colegas são as demandas mais presentes entre os docentes”, observou o reitor de Unit-PE. 

Perfil

Pondé é escritor, autor de 12 livros, tem pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv e é Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP. É vice-diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde também é professor de Filosofia, e na PUC-SP, onde ministra aulas de Ciências da Religião. No currículo, é também colunista semanal do jornal Folha de S.Paulo, há quase seis anos, e é aclamado pela crítica com os livros “Filosofia Para Corajosos”, “A Era do Ressentimento” e “Os 10 Mandamentos (+um)”. 

Recentemente, também foi coautor do livro “Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil”, junto do renomado jornalista Gilberto Dimenstein e Mario Cortella, educador e filósofo brasileiro. Na obra, os autores analisam os sistemas democrático e político que se instauraram no país e, de forma muitas vezes divergentes, tentam fomentar uma solução possível para o atual cenário do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário