“SUPERFICIAIS” é um espetáculo que trata dos tipos de relações estabelecidas com o mundo pós-moderno marcado pela velocidade e superficialidade nas interações sociais, partindo das memórias pessoais de seus bailarinos e bailarinas. Com direção de Marcelo Sena, a obra utiliza referências da cultura pop, como a televisão, o rádio, internet e redes sociais, para colocar em questão o modo com que nos relacionamos com essas mídias e de como vamos construindo e reconstruindo nossas memórias.
Lançando um olhar sobre a constante exposição pessoal nos variados meios de comunicação, “SUPERFICIAIS” dialoga com esse outro modo de construir e desconstruir identidades. E após o confinamento e isolamento social que vivemos durante a pandemia, estas questões foram mais intensificadas com as ferramentas virtuais, que se popularizaram ainda mais como grande meio de interação social.
Além disso, a Cia Etc. pensa na descentralização de ações artísticas e culturais como uma grande prioridade na construção de uma política pública mais democrática. Porém, a grande maioria das comunidades possuem pouca ou nenhuma estrutura para acolher espetáculos de dança. Por isso, a circulação do espetáculo “SUPERFICIAIS” será realizada em espaços públicos das periferias, sem a necessidade de uma infraestrutura teatral para a sua realização.
A circulação do espetáculo “SUPERFICIAIS” conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo do Estado de Pernambuco. O projeto ainda prevê a realização de um podcast com uma conversa sobre as produções locais de cada comunidade por onde vai circular. Os episódios serão disponibilizados na Rádio Etc., que poderão ser ouvidos em todas as plataformas de podcasts e também no site da companhia ciaetc.com.br.
26ª FESTIVAL DE DANÇA INTERNACIONAL DO RECIFE – Além das apresentações incentivadas pelo Funcultura, a Cia Etc. integra a 26ª edição do Festival de Dança Internacional do Recife, evento realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O espetáculo poderá ser visto em frente à Escola Nossa Senhora do Pilar, na Vila Pilar, no Bairro do Recife, no dia 25/10 (quarta-feira), às 16h. A entrada é gratuita.
OUTRAS CIRCULAÇÕES – Após sua estreia em 2015, “SUPERFICIAIS” foi apresentado em Lisboa, Coimbra, Cabeceiras de Basto e Braga, em Portugal, em 2017. Em 2019, a Cia Etc. circulou com apresentações do espetáculo por Goiana, Vicência, Caruaru, Belo Jardim, Triunfo e Serra Talhada, Pernambuco, e já passou pela Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba.
Serviço:
SUPERFICIAIS
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
Locais e datas:
CHÃO DE ESTRELAS
Onde: Praça Flávia Negromonte – Daruê Malungo
Quando: domingo (22/10), 16h; segunda-feira (23/10), 16h – com Libras
VILA DO PILAR
Onde: na frente da Escola Nossa Senhora do Pilar
Quando: 24/10 (terça-feira), 16h – com Libras
COQUE
Onde: Avenida Ibiporã
Quando: 26/10 (quinta-feira), 16h
Onde: A Quadrinha (Debaixo do Viaduto Capitão Temudo)
Quando: 27/10 (sexta-feira), 16h – com Libras
IBURA
Onde: Terminal da UR 11
Quando: 31/10 (terça-feira); 01/11 (quarta-feira), 16h – com Libras
ALTO SANTA TEREZINHA
Onde: COMPAZ Eduardo Campos
Quando: 03/11 (sexta-feira), 16h
VILA DA FÁBRICA / CAMARAGIBE
Onde: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
Quando: 04/11 (sábado); 05/11 (domingo), 14h – com Libras
Ficha técnica:
Direção: Marcelo Sena
Elenco: Filipe Marcena, Iara Campos, Iara Izidoro e Marcelo Sena
Criação: Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Figurinos: Marcondes Lima
Adereços: Alcio Lins, Cecita Maria e Gino Batidão
Assessoria de Comunicação: Dulce Reis
Produção: Victor Laet
Produção local: Daniel SemSobreNome, Danilo Carias, Mekson Dias, Michel Gomes e Vilma Carijós
Administração: Hudson Wlamir
Contabilidade: Paulo Ferreira
Arte gráfica: Raul Kawamura
Fotos: Domar e Anderson Stevens
Realização: Cia. Etc.

Nenhum comentário:
Postar um comentário