“A retina é responsável por captar a luz do ambiente e convertê-la em sinais neurais que são transmitidos ao cérebro e formam as imagens. Entre as principais doenças da retina estão a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Essas condições podem levar à perda parcial ou total da visão se não forem tratadas adequadamente. Portanto, é fundamental que as pessoas estejam cientes dos fatores de risco, como diabetes, histórico familiar e envelhecimento, e realizem consultas regulares para detecção precoce, quando há maior chance de cura ou controle”, explica o retinólogo, Paulo Saunders, sócio-diretor da Oftalmax.
A DMRI está relacionada ao envelhecimento e afeta a mácula, região central da retina, causando alterações anatômicas e estruturais que podem resultar na perda da visão. Quem tem DMRI pode apresentar sinais como visão embaçada, sensibilidade à luz, dificuldade em enxergar detalhes e dificuldade para ler ou dirigir. Já a retinopatia diabética surge como consequência do descontrole da diabetes de forma prolongada, provocando um comprometimento visual grave e até mesmo a cegueira. No início, a doença costuma ser silenciosa e entre os principais sinais que aparecem quando a doença já está avançada estão visão embaçada, manchas na visão, distorção e perda da visão periférica e central.
“Tanto a retinopatia diabética, como a degeneração macular relacionada à idade são doenças na retina que não possuem cura, porém, podem ser controladas evitando o seu avanço, caso o diagnóstico seja realizado de forma precoce dando início ao tratamento. É importante lembrar que alguns cuidados previnem ou retardam o aparecimento dessas doenças, como o controle da diabetes e da hipertensão, alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, evitar o tabagismo e a exposição prolongada a raios ultravioletas. Além disso, exames oftalmológicos e consultas regulares com um médico oftalmologista retinólogo são essenciais para os cuidados com a retina, principalmente se o paciente se encontra entre os grupos de risco para as doenças retinianas”, enfatiza oftalmologista retinólogo, Paulo Saunders, sócio-diretor do Hospital de Olhos Oftalmax.
Paulo Saunders é oftalmologista, especialista em doenças da retina, cirurgia de catarata e a laser e é sócio-diretor do Hospital de Olhos Oftalmax.
@drpaulosaunders
Nenhum comentário:
Postar um comentário