quinta-feira, 6 de julho de 2023

Como estimular a leitura das crianças durante as férias



Durante o período letivo, os estudantes costumam ter uma rotina de leitura estabelecida por conta dos livros didáticos e tarefas de casa.
Com a chegada das férias, é comum que a leitura perca o papel de destaque, mas esta pode ser uma ótima atividade de lazer e os pais possuem um papel importante para incentivar este hábito. 

Uma das maneiras mais eficazes para estimular o interesse pelos livros vem de casa, já que  os próprios pais podem incentivar a leitura das crianças desde cedo. Para Elizandra Barbosa, professora do ISO Colégio e Cursos, os pais são vistos como “modelos” pelas crianças: ou seja, adultos que têm o hábito da leitura tendem a formar jovens leitores. Mas ainda mais importante do que dar o exemplo, é essencial que os pais leiam para e com os filhos. 

“Os pais devem ler para os seus filhos enquanto eles ainda não sabem ler; quando eles já puderem ler sozinhos, devem ler com eles”, explica Elizandra. Segundo a professora, uma boa dica é combinar com as crianças para que cada um leia um parágrafo, tornando o processo de leitura um momento agradável e de conexão entre pais e filhos. “É possível criar uma atmosfera agradável, antes de dormir, com almofadas ao redor, associando a leitura a conforto e segurança”, comenta.

Encare a leitura como um momento em família

Durante as férias, os pais podem estimular o gosto pela leitura ao encontrar livros com temas que interessem as crianças. Por isso, é preciso conversar com os filhos, buscando conhecer suas preferências e passatempos favoritos.

“De que seus filhos gostam de brincar? Quais são seus personagens preferidos? Buscar livros dentro desses temas é uma boa dica para incentivar a leitura dos pequenos”, comenta Elizandra, acrescentando que a leitura de obras mais maduras, como os clássicos literários, pode ser inserida quando as crianças já estiverem mais familiarizadas com os livros.

A leitura também pode ser utilizada para conversar sobre situações do cotidiano, ajudando as crianças a lidar com suas emoções e conflitos.

Ao transformar o hábito de ler em um momento de diálogo, brincadeira e diversão, o contato com os livros deixa de ser uma obrigação e se transforma em uma atividade lúdica e atraente para as crianças. Além disso, a leitura compartilhada estimula a conexão e os momentos de afeto entre pais e filhos, cada vez mais ameaçados pelo trabalho e pela utilização individual dos smartphones. 

“Assim, esses momentos se tornarão memórias afetivas e a leitura será um prazer, um hábito positivo que será levado para toda a vida”, conclui a professora do ISO Colégio e Cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário