quarta-feira, 3 de maio de 2023

Mãe de primeira viagem: Como cuidar da pele na fase de pós parto?



Durante a gravidez a mulher sofre várias alterações no seu corpo visando a concepção. As alterações hormonais, o aumento de peso e as alterações de pele podem levar a problemas inestéticos no pós parto.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, entre os mais importantes temos: o Melasma, que são  aquelas manchas acastanhadas que aparecem na face, a queda de cabelo no pós parto chamado Eflúvio telógeno e o aparecimento de estrias em regiões do corpo que sofreram grande distensão,  as áreas enegrecidas da pele do corpo que aparecem de forma fisiológica na gravidez e finalmente a flacidez principalmente nas ares que sofreram bastante distensão como o abdômen

“Para o tratamento de estrias e Melasma, se a mulher estiver amamentando não podemos usar ácidos ou clareadores, visto que podem passar para a criança pelo leite materno, assim esperamos passar essa fase para só depois darmos início ao tratamento convencional. Nessa fase são utilizados lasers hidratantes e protetor solar. Para a queda de cabelo, usamos polivitamínicos voltados para o cabelo, mas o mais importante é orientar a paciente que essa queda é fisiológica e em poucos meses tudo voltara ao normal, o mesmo acontece com as manchas escurecidas da aréola e umbigo que também voltarão ao normal. Para a flacidez uma hidratação intensa e exercícios físicos fazem que ela melhore porem nunca como era antes”, explica o dermatologista.

O pós parto é uma revolução na rotina da mulher, sua atenção passa a ser quase que exclusiva para a criança, por isso o recomendado é fazer algo simples, rápido e eficaz, e o clássico é lavar, hidratar e proteger, que vem bem a calhar pois vai suprir todas as necessidades da pele.

“Sempre orientamos que a mulher continue tomando a vitamina do pré natal no período da amamentação, para só depois usarmos algo mais voltado para a pele como o Silício Orgânico ou Verisol. E que principalmente tenha paciência, pois a maiorias das alterações são passageiras e tudo voltara ao normal em poucos meses”, finaliza.

Fonte:

Dr Jose Roberto Fraga Filho

Médico Dermatologista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica

Médico Fundador e Diretor Clínico da Clínica Dermagynus desde 1992

Instagram: @dermagynus

Nenhum comentário:

Postar um comentário