A FOZ - Centro de Inovação segue a metodologia Cerne em seus processos, uma espécie de ISO do setor, desenvolvida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. O método foi produzido com base em experiências bem-sucedidas nacionais e internacionais, alinhadas com as melhores práticas e tendências da incubação.
Para selecionar as startups que vão ser incubadas, a cada ano a instituição lança um edital de seleção. As vagas são destinadas a startups que já possuem produtos criados e que precisam ser validados no mercado de saúde e de educação. Para auxiliar os empreendedores iniciantes o SEBRAE, em parceria com a FOZ, realizam o Startup Way e a Pré-Incubação Early Stage, maratonas semestrais de desenvolvimento de novos negócios para estimular o empreendedorismo inovador nos segmentos de saúde e educação. As iniciativas também fazem parte de uma estratégia da FOZ para estimular o intraempreendedorismo entre estudantes e profissionais da FPS e do IMIP.
As startups selecionadas pelo edital participam do Programa de Incubação, que tem como objetivo auxiliar na estruturação do negócio e validar a solução na prática. Um pré-requisito é possuir produtos e serviços de alto valor agregado, com grande potencial inovador e tecnológico, que estejam na fase de construção e que possam atender os setores de saúde e educação.
INCUBAÇÃO - Sendo aprovada, a startup segue para incubação da FOZ. Nesta fase, são disponibilizadas seis vagas, com duração de 12 a 24 meses, para usufruir das instalações físicas do Centro de Inovação e receber um suporte técnico-gerencial com acompanhamento estratégico, diagnóstico, plano de desenvolvimento da empresa e mentorias em diversas áreas de negócios. A FOZ trabalha junto com a FPS e o IMIP como parceiros, para realizar validações técnicas e de mercado, por meio de reuniões e pesquisas científicas. Atualmente, seis startups estão em processo de incubação na FOZ: Cinco, Prol Educa, Proapp, Clube de Compra, SW e CFIT.
"Estávamos com a ideia de abrir o Centro desde o final de 2019. Acompanhando as tendências do mercado e pelo acesso que temos a uma faculdade e a um hospital, ambos de referência, observamos que a área de saúde ainda tem muito potencial para crescer aliada à tecnologia. Educação é outra área carente de novas ideias. A aposta está dando certo”, conta Philippe Magno, diretor da FOZ - Centro de Inovação.
Ao todo, já passaram mais de 70 negócios pela FOZ, entre incubação, pré-incubação e Startup Way, entre 2022 e 2023. Entre eles, empresas que se tornaram referência no mercado como Salvus, Tascom, Prol Educa, entre outras. A Prol Educa está no segundo ciclo de incubação e vem se destacando. Fundada por moradores da periferia do Recife, oferece uma oportunidade para crianças e jovens de baixa renda estudarem em escolas particulares. Hoje, já são mais de 11 mil alunos em oito estados do Nordeste impactados pelo trabalho.
COWORKING - Além do trabalho de preparação das startups, a FOZ também disponibiliza um Coworking dentro do Centro de Inovação, com um espaço de mais de 800m². “O ambiente é pensado para oferecer comodidade, funcionalidade e promover conexões. Levar seu time para um ambiente compartilhado pode ser extremamente benéfico para que floresça a criatividade e surjam ideias inovadoras”, ressalta Philippe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário