A plataforma tem como objetivo melhorar as taxas de aleitamento materno por meio do ensino, usando técnica de Aprendizagem Baseado em Problema - ABP através de um “game” educativo. O jogo poderá ser acessado pelo celular ou através do site da FPS, e funciona no sistema de perguntas e respostas.
“As baixas taxas de aleitamento materno no mundo acarretam impactos sociais, fazendo-se necessários investimentos direcionados para o tema, já que se trata de um problema de saúde pública. A construção do jogo educativo atende as demandas das gerações Y e Z no que se refere à aprendizagem, pois possibilita a construção de conhecimentos através do meio digital”, disse Vilneide Braga Serva, tutora do curso de Medicina da FPS e uma das autoras do jogo educativo.
“É um processo inovador, pois consiste no primeiro jogo educativo interprofissional na modalidade EAD, para a construção de problemas em metodologia ABP sobre Aleitamento Materno produzido pelo corpo acadêmico da FPS. Utilizando a tecnologia como ferramenta de ensino, o que ainda é incipiente”, acrescentou o coordenador acadêmico da FPS e um dos idealizadores da novidade, Gilliatt Falbo.
O jogo ajudará a promover a capacitação dos futuros profissionais de saúde no que se refere ao manejo do aleitamento materno, entre outros aspectos. Ele possibilita a elevação dos índices de aleitamento, gerando impacto científico e social, já que resultados positivos poderão ser obtidos com a disseminação do conhecimento construído para a sociedade.
ASPECTOS DISCUTIDOS NO JOGO
· Reconhecer a importância do contato pele a pele na Sala de Parto e a sua influência na vida psíquica do bebê;
· Avaliar o resultado do protocolo de avaliação do frênulo da língua;
· Aplicar as técnicas de manejo do AM a nível ambulatorial e hospitalar;
· Avaliar a execução e aplicar os Critérios da Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC;
· Identificar os problemas associados ao Aleitamento Materno - AM, realizando sua prevenção, diagnóstico e manejo;
· Conhecer a legislação brasileira de proteção ao AM;
· Compreender as definições da OMS relacionadas ao AM e à sua duração;
· Analisar a importância do AM para a criança, mulher, adulto e comunidade;
· Conhecer a composição, a produção e as características do leite humano e a importância de sua doação;
· Identificar as doenças maternas infecciosas mais prevalentes e suas interferências no AM;
· Avaliar a construção do conhecimento por parte dos graduandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário