Atroça carnavalesca mista “Turma da Jaqueira Segurando o Talo" chega a sua 37ª edição. A folia é aberta ao público e será celebrada no dia 11 de fevereiro (sábado pré-carnavalesco), com concentração a partir das 10h, no campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro de Casa Forte. A programação conta com a participação das orquestras Veneza Brasileira, Arrecifes Frevo Orquestra, além das apresentações do Maracatu Rural Cruzeiro do Forte e dos tradicionais blocos líricos Boêmios da Boa Vista, Eu Quero Mais e Cordas e Retalhos.
Nos trios, para arrastar a multidão de foliões no sábado de festa da Zona Norte do Recife, nomes como Silvana Salazar, Novinho da Paraíba, Eduardo Moreno, Lêdo Rossi, cantor da Banda The Rossi, que pertencia à Reginaldo Rossi, e as bandas Beleza Pura, Luará, Kebraenw e Farra das Poderosas. Entre os homenageados deste ano, o cantor e compositor Rogério Rangel, que venceu a categoria Novo Hino do Talo na I Edição do Concurso Nordestino do Frevo, em 2021, e o cantor Eduardo Moreno, que há 15 anos participa da festa da troça .
Considerada uma das mais animadas prévias do Carnaval do Recife, tendo reunido mais de 60 mil foliões, esta edição marca a retomada da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, após dois anos sem poder brincar o carnaval em decorrência da pandemia da Covid-19. “A procura por informações sobre o carnaval da troça e suas atrações tem sido enorme, o que assegura um grande Carnaval, principalmente após esses dois anos sem folia. Os pernambucanos estão ansiosos e vamos fazer uma grande fest”, destaca Edson Bezerra, o presidente do Turma da Jaqueira Segurando o Talo.
A grande novidade do desfile deste ano será a participação especial dos Papangus de Bezerros. Um grupo de 30 papangus vai abrir o cortejo da troça, juntamente com os blocos líricos, orquestras e maracatus. “Em anos anteriores trouxemos os Caretas de Triunfo, o Homem da Meia Noite, a Folia de Bois de Arcoverde, os Caiporas e o Bloco Lira da Tarde, de Pesqueira. Sempre buscamos trazer os grandes blocos, trazer a representação da cultura pernambucana para essa festa, que é do povo”.
Percurso e estrutura
A Turma da Jaqueira Segurando o Talo sairá com o desfile das orquestras e blocos pela Avenida Dezessete de Agosto, seguindo para a Rua Dr. Seixas, Rua Luiz Guimarães e a Rua dos Arcos. Ao retornar pela Avenida Dezessete de Agosto, na esquina do Real Botequim, os foliões vão se juntar aos oito trios elétricos que darão continuidade ao cortejo até Apipucos, encerrando a festa na Rua Apipucos, em frente a casa de recepção Arcádia. No desfile deste ano serão oito trios elétricos, 250 policiais militares do 11º Batalhão da PM, duas ambulâncias, agentes de trânsito (motos e carros) da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), além de seguranças dos trios elétricos.
A história
Criada em 1984, A Turma da Jaqueira Segurando o Talo foi idealizada por um grupo de motoristas da Fundaj formado por Edgar Alves da Silva, Ivanildo Roberto da Silva, José Carlos Silva, Paulo Coutinho, Jucilo Coutinho (autor do hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo), Clóvis França e Manoel Cavalcanti, que era o presidente da troça. Segundo o artigo de Lúcia Gaspar, bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco, e que pode ser conferido no site da Pesquisa Escolar, o nome A Turma da Jaqueira vem do apelido que era dado aos motoristas que nas suas horas de folga, principalmente depois do almoço, reuniam-se num banquinho que ficava embaixo de uma jaqueira, localizada atrás do Museu do Homem do Nordeste. Com o passar dos anos, o bloco foi ganhando outras formas, passando a homenagear pessoas e instituições que contribuíram para a valorização da cultura popular pernambucana. Também houve a inserção de bonecos gigantes a exemplo do boneco que retrata o escritor Gilberto Freyre. Além de Manoel Cavalcanti, considerado o presidente perpétuo, a troça teve até hoje dois outros presidentes: Mércia Maria Bezerra Costa e Edson Bezerra da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário