sexta-feira, 18 de março de 2022

Especialista esclarece dúvidas sobre o diagnóstico de câncer de mama

 


No mês da mulher é importante ressaltar os cuidados com a saúde do corpo feminino. Um dos exames mais importantes para o diagnóstico é o de mamografia, entretanto ainda existem algumas dúvidas sobre o exame.

Com o intuito de esclarecer mais o exame, a médica radiologista Taciana Novais, que atende na Derbimagem do Camará Shopping, falou um pouquinho sobre o tema.

De modo geral, a mamografia de rotina em mulheres deve ser feita a partir dos 35 anos, caso ela tenha histórico de câncer na família, caso contrário, a partir dos 40 anos. Os casos mais comuns acontecem entre a partir dos 50 anos, mas pode ocorrer também em mulheres mais jovens.

Os sintomas mais comuns são o inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo). Outros sintomas que aparecem também são o Eritema (vermelhidão) na pele, Edema (inchaço da pele), espessamento ou retração da pele ou do mamilo e também secreção sanguinolenta ou serosa.

Para garantir a saúde da mama é necessário realizar periodicamente mamografia e ultrassom da região. Em casos de suspeita de câncer, o que vai definir o diagnóstico é a punção ou biópsia, ou seja, o aspecto mamográfico ou ultrassonográfico do tumor. O valor médio de cada exame varia entre R$ 140,00 a R$ 800,00.

Os exames podem ser realizados na Derbimagem ao lado da Caixa Econômica Federal, no piso L2 do Camará Shopping, com atendimentos das 08h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário