Após os resultados positivos alcançados pelas unidades participantes, o programa passou a ser obrigatório aos novos restaurantes, que também contam com sistemas de captação de água da chuva incorporados ao projeto a partir de sua concepção. Toda a água captada através desse sistema é reutilizada para lavar as vias do Drive-Thru e realizar a limpeza do piso no interior dos restaurantes, evitando a necessidade de utilizar água potável para as atividades.
Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados, considera que os resultados de 2021 apontam para um futuro promissor para o programa. “Estamos orgulhosos dos resultados que temos alcançado com o Programa Natal e, por isso, pretendemos continuar a implementá-lo em cada vez mais restaurantes. Sabemos que há um longo caminho a trilhar e que o recurso merece atenção especial dentro da agenda ESG. Por isso, pretendemos apostar em nossa escala para ampliar o impacto positivo do Programa Natal”, comenta Tarrisse.
Restaurantes Sustentáveis
As iniciativas voltadas para economia da água se somam às demais que compõem o conceito de Restaurantes Sustentáveis estabelecido pela Arcos Dorados, que é uma forma de reforçar seu compromisso com meio ambiente ao definir 25 iniciativas que reduzem o impacto de suas unidades e que passaram a ser mandatórias para as inaugurações e remodelações da rede em toda a região. O anúncio integra a estratégia Receita do Futuro.
Dentre as 25 iniciativas básicas obrigatórias estão: uso do ar condicionado de baixo consumo de energia, uso de gases refrigerantes não poluentes, aquecedor solar de água, iluminação LED, recuperação da água de chuva e da água de condensação dos aparelhos de ar condicionado para tarefas como lavagem das fachadas, limpeza dos banheiros, irrigação dos jardins etc, separação de resíduos no salão e do óleo vegetal utilizado para ser transformado em biodiesel, uso de madeiras certificadas nos móveis, ventilação mecânica, solo absorvente, vidros com filtro infravermelho, inclusão de painéis solares e telhados com isolamento para promover a economia energética.
Para Gabriel Serber, Diretor de Compromisso Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, a implementação do checklist simboliza uma nova fase para a expansão da companhia. “Ao determinar como obrigatórias iniciativas que têm sido utilizadas em inaugurações e reformulações de restaurantes brasileiros há mais de cinco anos, consolidamos o compromisso em utilizar nossa operação para gerar um impacto positivo na sociedade. Por meio da plataforma Receita do Futuro, desenvolvemos diversas iniciativas de ESG, que nos guia rumo a este objetivo”, explica Serber.
Para saber mais sobre a atuação socioambiental da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário