A ideia principal da data é mobilizar organizações sem fins lucrativos, órgãos governamentais, empresas privadas e a população em prol da missão de tornar a web um local mais saudável e seguro para todos — sobretudo para as crianças. Para além de roubo de dados e vírus, as crianças lidam com cyberbullying, assédio sexual e moral, então o cuidado precisa ser redobrado.
Anti cyberbullying nas escolas
Para ampliar o conhecimento, escolas como o ISO Colégio e Cursos realizam durante o ano inteiro atividades lúdicas e educativas para ensinar os alunos sobre os cuidados que devem ser tomados na web. “Nós possuímos um projeto que é trabalhado todos os anos com os alunos, focado tanto no bullying como em cyberbullying”, explicou a psicopedagoga do ISO Colégio e Cursos, Milena Vega.
O projeto é para desenvolver nos alunos uma consciência de empatia e acolhimento às diferenças. “Ensinamos de forma conceitual o que é cyberbullying, e nosso maior foco é em medidas de prevenção”, disse Milena. Segundo ela, o trabalho é baseado nas seguintes perguntas: ‘Como sei se estou sendo vítima ou se eu que estou praticando o cyberbullying?’ e ‘O que posso fazer diante de uma situação de cyberbullying?’.
A psicopedagoga revelou que tem notado uma maior autonomia dos alunos em detectar uma situação de cyberbullying. “Eles buscam mais os setores de psicologia e a coordenação a fim de ajudar os colegas quando acontece com eles”, afirmou Milena. Ela disse que essa atitude tem ajudado a escola a poder agir junto com os responsáveis para solucionar possíveis questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário