O Centenário de Enéas Freire, celebrado nesta quinta-feira (02/12), será comemorado com uma programação extensa, ao longo da semana. Com direção de Anderson Maia, o maior bloco de carnaval da terra lança o documentário “O Galo canta e anuncia: 100 anos de seu Enéas”, longa-metragem que convida o folião a mergulhar na história de um garoto criado no Bairro de São José, que aprendeu a valorizar a cultura de sua terra desde criança.
O documentário conta com depoimentos importantes de quem acompanhou de perto a vida e a trajetória de Enéas. “O filme é um convite do maior bloco de carnaval do mundo, para conhecer um pouco da vida e obra do seu criador e pai, o saudoso Enéas Freire, que se vivo, estaria completando 100 anos”, comenta Anderson Maia, diretor do longa.
Com 50 minutos de duração, entre os entrevistados do documentário estão os quatro filhos: Mauro Filho, Antônio Carlos, Ana Nery Meneses e Gustavo Travassos, além do genro e atual presidente do Galo, Rômulo Meneses, dos netos Guilherme e Rodrigo Menezes, do jornalista Francisco José e diversos artistas, cantores e amigos que conviveram com um dos maiores entusiastas do carnaval, no país.
A obra também conta com imagens de arquivos, tanto de acervo pessoal, como do próprio Galo. A exibição acontece gratuitamente para todo Brasil, através do YouTube do bloco.
Além do longa, o Galo da Madrugada também prepara uma Quinta no Galo especial para celebrar a ocasião. Spok, André Rio, Marrom Brasileiro, Bia Villa Chan, Almir Rouche, Gustavo Travassos, Nonô Germano, Quinteto Violado, Asas da América, Luará, Banda do Galo da Madrugada e diversos outros blocos e agremiações se encontram a partir das 20h, na sede da agremiação, localizada na Rua da Concórdia, no Recife, para comemorar a data com deve ser: com muito frevo, brilho, cores, folia e carnaval. Os ingressos variam entre R$200 (mesa para quatro pessoas) e R$40 (individual) e podem ser adquiridos na Sede do bloco carnavalesco ou através do Sympla.
Conforme o protocolo para funcionamento definido pelo Governo do Estado, a capacidade de público do evento é limitada e de acordo com a disponibilidade de mesas, único formato para música ao vivo em bares e restaurantes. Durante o evento, é obrigatório o uso de máscaras para quem não tiver consumindo bebida ou comida, distanciamento das mesas que serão disponibilizadas para até quatro pessoas, além de monitoramento constante e distribuição de álcool gel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário