Na Paraíba, com base em dados da Receita Federal, 95% das empresas registradas são pequenos negócios. Juntas, são responsáveis pela produção de 29,6% do PIB paraibano. Os números demonstram a grande importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Porém, o estudo Mapa de Empresas, realizado pelo Ministério da Educação, apontou que no segundo quadrimestre de 2021 houve um aumento de 44,8% no fechamento de empresas em relação ao mesmo período do ano anterior. Por esse motivo, é necessário fortalecer, cada vez mais, o setor para que as empresas de pequeno porte possam continuar contribuindo com a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do estado.
E um dos maiores inimigos dos empreendedores é a falta de planejamento e gestão financeira, fatores que contribuem para a sobrevivência ou mortalidade das empresas.
“Planejar é indispensável para qualquer tipo de negócio, principalmente para os micros e pequenos empreendedores. Além disso, é fundamental para minimizar os riscos, ter um bom controle financeiro, separar as contas pessoais das da empresa e entender qual seu capital de giro necessário, o preço do produto, o percentual de lucro, os custos fixos e variáveis, entre outros fatores”, afirma Fillipe Piomonte, head de produto e comercial do sistema de gestão financeira YpControl.
Neste sentido, a tecnologia disponível atualmente pode ajudar os micros e pequenos empreendedores a fazerem a gestão financeira de forma prática, rápida e a um baixo custo. No sistema YpControl, por exemplo, é possível controlar entradas e saídas, fazer conciliação bancária e rateio de custos, emitir boletos e notas fiscais, além de ter acesso aos dados e relatórios a qualquer momento para tomada de decisões.
“Com a plataforma, os empreendedores e contadores podem ter acesso aos dados financeiros da empresa a qualquer momento para ter controle dos recursos financeiros, visualizar se estão tendo lucro ou prejuízo, checar onde está o problema e agir com rapidez para evitar uma possível falência” destaca Fillipe Piomonte.
Para ele, é fundamental que os empreendedores busquem capacitação e recursos tecnológicos que auxiliem a gestão dos negócios, evitando o fechamento da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário