A produção traz uma entrevista exclusiva com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que explica detalhes sobre a produção nacional de vacinas contra o novo coronavírus como a Versamune-MCTI e a Spintec-MCTI.
Ainda nessa semana, o programa da emissora pública também mostra outros imunizantes inovadores em que os cientistas brasileiros estão trabalhando como um spray nasal capaz de impedir a propagação da doença.
O Ciência é Tudo confere o trabalho da Rede Vírus-MCTI, um comitê formado por especialistas, representantes de governo, agências de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, universidades e centros de pesquisa que tem o objetivo de combater viroses emergentes como a Covid-19. A Rede Vírus-MCTI tem apoiado diferentes projetos de vacinas nacionais e alguns estão em estágio avançado de desenvolvimento.
No Rio de Janeiro, a repórter Joana Moscatelli foi vacinada contra a Covid-19. Nessa edição do programa, ela mostra as etapas do passo a passo de todo o processo e tira algumas dúvidas da população sobre a vacinação.
A produção explica ainda as diferenças entre vacinas importadas, licenciadas e produzidas inteiramente no Brasil. O público pode entender a importância de o país possuir insumos e tecnologias próprias para o desenvolvimento de vacinas diante de crises como a atual pandemia.
Sobre o programa
Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Em sua segunda temporada, o programa está mais dinâmico e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.
Na primeira temporada, o programa se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.
A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Ciência é Tudo – sábado, dia 14/8, às 9h30, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário