Festival criado para celebrar a mãe das águas doces, Oxum, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade,cultuada nos terreiros de candomblé e da umbanda.
Desde 2013 o festival é germinado pela artista Karynna Spinelli no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, estritamente com um viés religioso de louvação e oferendas à divindade.
O momento de celebração com o público foi iniciado em 2020 de maneira virtual com várias artistas do país , filhas de Oxum.
Este ano o Festival foi gravado no Ateliê do Artista plástico Ferreira , em Campo Grande , e será exibido dia 16 ( próxima sexta-feira) ás 15h no Instagram @festivalaguadoce.
O festival on-line acontece dia 16 em virtude do sincretismo religioso entre oxum e nossa senhora do Carmo, padroeira do Recife. Além da tradicional celebração católica a cidade conta com a celebração anual para filhos e filhas do candomblé e da umbanda, fortalecendo a diversidade e o turismo religioso no estado de Pernambuco.
O festival água doce receberá cinco artistas pernambucanos : Beto da Xambá, Helena Cristina, Negra Dany, Anne Costa e Karynna Spinelli .
São filhas/filhos de oxum que cantarão em português e em Yoruba, canções autorais e de terreiro, trazendo ao público o encontro entre a arte e a fé .
Na ocasião , Karynna Spinelli fará o lançamento da sua nova canção “Minha camarada” , homenageando a cantora Helena Cristina .
O acesso ao Festival é gratuito , com contribuição espontânea via chave PIX: mulucum@gmail.com.
SERVIÇO
Festival Água Doce-Ano II
📍16/07/2021 às 15h
📍Exibição : Instagram @festivalaguadoce
📍Contribuição Espontânea Via Chave PIX: mulucum@gmail.com
📍Informações: 81 996659847
Nenhum comentário:
Postar um comentário