O Ciência é Tudo inédito que a TV Brasil exibe no sábado, dia 12, investiga a presença da química no dia a dia das pessoas. O programa, que vai ao ar às 8h30, entrevista o professor Fernando Galembeck, ex-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira de Química, sobre os marcos da pesquisa e do ensino de química no Brasil.
A química está presente em fenômenos fundamentais para o funcionamento do organismo, como a respiração e a digestão. No âmbito econômico, a química industrial é palco de inovação e desenvolvimento tecnológico. A equipe do Ciência é Tudo mostra como se dá a formação de um profissional da área e as possibilidades que o mercado oferece.
O programa investiga o trabalho de instituições brasileiras especializadas em segurança química, isto é, a segurança no manuseio de materiais químicos. Elas têm por objetivo prevenir acidentes em áreas de risco, como o que ocorreu em agosto com a explosão provocada por nitrato de amônio, em Beirute, capital do Líbano.
Os primeiros sinais de familiaridade com processos químicos no Brasil ocorreram com os povos indígenas, com a extração do corante do urucum e da seiva do jenipapo, usados na pintura corporal. No entanto, os primeiros cursos de química no país foram criados apenas por volta de 1910.
Sobre o Ciência é Tudo
Parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Ciência é Tudo reúne informações científicas, curiosidades e reflexões sobre o impacto da tecnologia na vida das pessoas. A produção também traz novidades quanto a investimentos e políticas públicas para o setor.
Entre os quadros do programa estão “Ciência é invenção”, que conta a origem de objetos e ferramentas fundamentais para humanidade. “Ciência é Universo” leva o espectador a um passeio pelo mundo da Astronomia. “Ciência é Trabalho” mostra o dia a dia de profissionais de ciência e tecnologia, além das tendências de mercado, para quem deseja seguir carreira na ciência. Já o “Ciência é entrevista” promove uma conversa sobre um tema de relevância da atualidade, com a possibilidade de sanar dúvidas dos telespectadores.
Apresentado pela jornalista Priscila Rangel, o programa vai ao ar aos sábados, às 8h30. As edições ficam disponíveis no site da TV Brasil (tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo), no YouTube (www.youtube.com/tvbrasil), no aplicativo EBC Play (versões Android e iOS) e no site play.ebc.com.br.
Serviço:
Ciência é Tudo: Química no cotidiano
INÉDITO
Sábado, 12 de setembro, às 8h30, na TV Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário