Neste momento de incertezas e dificuldades na economia mundial, é preciso que as pequenas e médias empresas reavaliem seus negócios para manterem-se competitivas.
É preciso analisar, planejar e identificar excessos e insuficiência de caixa. A partir desse estudo, os empresários poderão tomar decisões que venham prevenir e solucionar problemas de equilíbrio financeiro dos negócios.
"O mundo se vê diante de uma calamidade sem equivalente nos últimos 100 anos. Para o pequeno empresário, que não pode errar na gestão financeira do seu negócio, é preciso analisar todas as despesas, cortar investimentos que estavam programados, renegociar e buscar dinheiro no mercado para reforço do caixa da empresa", explica o empresário Cláudio Piomonte, diretor do YpControl, sistema paraibano de gestão financeira.
Ele reforça que os empresários precisam estar atentos aos planos de financiamento que o governo deve disponibilizar para minimizar a crise financeira. "Muito provavelmente vai ser um dinheiro mais barato do que os financiamentos normais que os bancos oferecem hoje. Fuja do cheque especial e dos juros do cartão de crédito sempre, especialmente neste momento", orienta.
Fluxo de Caixa
A análise do fluxo de caixa da empresa muitas vezes é feita de forma manual ou através de planilhas. Mas a tecnologia ajuda bastante nesse momento. Sistemas de gestão financeira na Nuvem, como o YpControl, por exemplo, permitem acessar os dados de qualquer lugar e fazer os lançamentos futuros de forma prática e organizada, com relatórios e visualizações gráficas fáceis de interpretar para o empresário acompanhar as suas finanças e ter informação clara para a tomada de decisão. Com isso, é possível saber o que é necessário ajustar para manter o fluxo de caixa mais equilibrado.
"É preciso ter muita austeridade em relação ao financeiro das empresas. Nesse momento, não pode passar nada que vai impactar na capacidade de manter o negócio funcionando. Porém, o fato é que, como qualquer crise essa também vai passar e precisamos nos preparar para a retomada que virá, com certeza," diz Cláudio Piomonte.
Dicas para o controle financeiro:
- Adiar investimentos
- Renegociar dívidas
- Fugir do cheque especial
- Gerir com rigor o fluxo de caixa
Nenhum comentário:
Postar um comentário