sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

5 dicas para alavancar o seu negócio em 2020

Sua empresa está preparada para 2020? Quem ainda não fez o planejamento do negócio para este ano deve aproveitar os primeiros meses para definir as metas e objetivos e organizar a empresa. Confira cinco dicas para melhorar a gestão e alavancar os resultados do seu negócio.


1. Planejamento

Planejar o negócio significa pensar cenários futuros para que, diante das projeções, se possa montar um plano que consiga reduzir ao máximo os riscos e incertezas inerentes ao negócio. O planejamento busca minimizar os riscos, mas também definir aonde a empresa quer chegar e como vai chegar. Por isso, planejar é indispensável para o futuro e sobrevivência dos negócios. Defina metas e objetivos, além de criar indicadores e métricas para acompanhar a evolução do negócio através do crescimento da receita, produtividade ou lucratividade.

2. Organização Financeira

Ter organização e controle financeiro, conhecer o faturamento, o lucro, o fluxo de caixa, a estrutura de custos fixos e custos variáveis do negócio, assim como endividamentos e eventuais futuros investimentos são fundamentais para alavancar o negócio. Essas informações darão suporte ao gestor na tomada de decisões, como por exemplo, o impacto financeiro de contratar mais um colaborador ou a disponibilidade de recursos para adquirir uma nova máquina ou equipamento.

E a tecnologia pode ajudar os micro e pequenos empresários nesse processo. Plataformas de inteligência financeira, como o YpControl, automatizam e agilizam a gestão financeira das empresas, agrupando tudo em um único lugar, com emissão de boletos e notas fiscais, além de dados e gráficos disponíveis a qualquer momento pelo computador ou celular.

3. Capacitação

Investir em capacitação, treinamentos e desenvolvimento constante dos gestores e colaboradores é fundamental para o crescimento do negócio. Uma equipe treinada e motivada produz mais e trabalha com mais qualidade, impactando diretamente no aumento das vendas ou no resultado final do serviço prestado.

4. Inovação

A Inovação tornou-se um grande diferencial competitivo, pois é inovando que se consegue ficar à frente da concorrência. E inovar não é só lançar um produto novo. Uma empresa pode inovar nos processos internos, na gestão, pensar em uma forma de fazer algo diferente, ganhando mais e gastando menos.

5. Mercado

É fundamental que o empreendedor esteja atento ao que acontece ao seu redor, analisando atentamente o mercado e seus concorrentes. Uma ação de uma empresa ou concorrente, mesmo que em outro lugar, pode contribuir para definir ações para o negócio.

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