terça-feira, 15 de outubro de 2019

De Sol a Sol: o ciclo da vida

Todos os anos, entre julho e outubro, as baleias jubarte procuram as águas quentes do Espírito Santo e da Bahia para ter seus filhotes. As águas do litoral brasileiro também são berçário das tartarugas marinhas. As cinco espécies que ocorrem no país vêm dos quatro cantos do mundo e procuram as areias quentes das praias do Brasil, entre a Primavera e o Verão, para desovar. Aqui na Bahia, existe um lugar que é um dos preferidos das mamães baleias e tartarugas: a Praia do Forte. No início de todas as Primaveras, as duas espécies podem ser encontradas no local.

Para comemorar esse encontro, será realizado pelo segundo ano consecutivo, nos dias 18 e 19 de outubro a partir das 19h, o evento “De Sol a Sol”, que já integra o calendário oficial da prefeitura de Mata de São João (BA). 
De Sol a Sol é um evento que envolve dois projetos patrocinados pela Petrobras há décadas: o Tamar e o Baleia Jubarte. A ideia é que moradores, turistas e pesquisadores aproveitem para dar "boas vindas" às tartarugas marinhas e para dizer “até breve" às baleias.
A programação do Projeto Tamar acontecerá em sua sede nacional, em Praia do Forte. A abertura do evento será realizada por uma banda local e a atração principal deste ano será o bloco afro Ilê Aiyê. Além das apresentações musicais, vídeos de conteúdos científicos e culturais serão passados ao público. O Projeto Baleia Jubarte também irá preparar atividades, palestras e mesas redondas. A programação final ainda será divulgada.
Os pesquisadores da Fundação Pró-Tamar também já se preparam para monitorar a 39ª temporada de desova, na qual deverá voltar para o mar a tartaruga marinha 40 milhões.
Serviço
Evento: De Sol a Sol
Local: Espaço Cultural do Projeto TAMAR Praia do Forte, Mata de São João-BA
Show de Pali
Data: 18/10(sexta-feira)

Horário: 19 horas
Aberto ao público
Show: Banda Ilê Aiyê

Data: 19/10(sábado)
Horário: Portões abrem às 19 horas
Ingressos: R$50,00(inteira) e R$ 25,00(meia)
Mais informações: (71) 3676-0321 / 1045 /
centrodevisitantes@tamar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário