sexta-feira, 19 de julho de 2019

ENCONTRO DE BACAMARTES ANIMAM A CONVERSA AO PÉ DO FOGÃO DO 2° FEARC

Com o tema Bacamarte: uma cultura que resiste, o Festival de Arte e Resistência Cultura l(FEARC), realizado pelo fábrica de Cultura, do Grupo de Apoio a Meninos de Rua, Gamr receberá no projeto Conversa ao pé do Fogão, Bacamarteiros de expressão no nosso estado, amanhã (20) com a programação iniciada com o cortejo pelas ruas da cidade de Gravatá, mas tendo o seu ápice no morro do Cruzeiro, na sede da Ong.

 O  projeto  Conversa ao Pé do Fogão   que é uma roda de diálogo, com momentos culturais ao ar livre e comidas típicas cozinhadas no fogo à lenha, dessa vez  receberá os grupos:  Sociedade dos Bacarmateiros do Cabo (Sobac) e os Batalhões 78 e 103 da cidade de Gravatá.  “O Conversa ao Pé do Fogão, surgiu da necessidade em transmitir para as novas gerações, o fazer cultural de alguns mestres da Cultura Popular, para que os jovens tenham a oportunidade de conhecer e experimentar, bebendo na própria fonte”,  destacou um dos idealizadores do projeto e diretor do Gamr, Edson Oliveira.
É nesse contexto de aprofundar conhecimentos que a Sobac, Patrimônio Vivo de Pernambuco, fará sua participação no projeto e seu presidente, Ivan Marinho, destaca a importância dessa produção cultural vanguardista como uma produção cultural resistente politicamente.
 “ Fundada com o Mestre Zé da Banha que criou o primeiro grupo com personalidade jurídica e, junto com Olímpio Bonald, reivindicou leis que seriam fundamentais a sua sobrevivência, isso há mais de 50 anos. A Sobac reinventou o bacamartismo, desde a criação do primeiro batalhão de mulheres em 1966. Seguiu criando um grupo de primeiros socorros, os primeiros bacamartes em aço com bomba  reforçada a até uma escola para filhos de Bacamarteiros... "somos o primeiro ponto de cultura a guardar a memória sobre o folguedo e hoje estamos nos atos políticos nos posicionando contra os retrocessos, nos afirmando politicamente como identidade de uma cultura nacional e social de classe trabalhadora, como expressão viva que não pertence ao capital, nem aos representantes do traidores da soberania nacional”, enfatizou o presidente da Sobac e da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco (Febape), Ivan Marinho.
O debate contará com a contribuição de representantes do batalhão 78 e 103.  Além da roda de diálogo, o momento cultural será animado pela tradicional banda de pífano do Gamr, Maracatu Nação do Sol, Mamulengodo Mestre Galdino, feira de artesanato, roda de coco, ciranda e muita apresentação de bacamarte. O FEARC acontece até agosto e é uma realização do Grupo de Apoio a Meninos de Rua (Gamr), Fábrica de Cultura e Coletivo Resistência Cultural, este ano o projeto conversa ao pé-do-fogão  tem o apoio das Prefeituras Municipais do Cabo de Santo Agostinho e de Gravatá.
Serviços- Casa de Taipa do Gamr
 Rua do Cruzeiro, nº 421 – Bairro do Cruzeiro – Gravatá-PE.
Horário: de 16h, Concentração- Mercado público
17h- Início da Conversa ao Pé do Fogão no Gamr
Dia- 20 de Julho
Entrada- franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário