Produtores rurais, consultores, gerentes de fazendas, estudantes, representantes de sindicatos, cooperativas e associações do Vale do São Francisco se reuniram na tarde desta quinta-feira (14) no Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR (Juazeiro -BA), para tratar de rastreabilidade vegetal.
O palestrante, Carlos Frederico Dias, do Instituto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (ICNA), falou da aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.
Durante duas horas, Frederico Dias, que é engenheiro agrônomo e coordenador técnico do Instituto, detalhou ainda o monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos que é realizado hoje em todo o território nacional, além de apresentar também a Plataforma AgriTrace (uma ferramenta para ajudar o produtor rural a cumprir a legislação de rastreabilidade vegetal).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, a iniciativa foi muito oportuna e esclarecedora para a categoria na região. "Uma proposta inovadora e relevante, principalmente para que a gente conheça melhor a Instrução Normativa Conjunta ANVISA/DAS-MAPA nº02 de 07 de fevereiro de 2018, que define o procedimento para aplicação da rastreabilidade", pontuou.
O evento teve a parceria da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados - Abrafrutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário