A performance Parahyba Rio Mulher retorna à casa e, após uma turnê realizada no fim do ano passado por São Paulo e Bahia, inicia a agenda de 2019 com circulação por três municípios na Paraíba.
Entre os dias 17 e 21 de março, o espetáculo passará pela Matriz – Mostra Feminina de Artes Cênicas, realizada pela Funesc em Sossêgo, pelo Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, em João Pessoa e pelo Elas - Encontro de Mulheres em Artes de Guarabira, participando de eventos bastante significativos na agenda cultural do estado e com acesso gratuito.
A montagem, que tem no elenco Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá, se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista do episódio que alterou os rumos da história da Paraíba e do Brasil, e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa. À trajetória de Anayde, mulher que desafiou padrões em uma sociedade paraibana conservadora de quase cem anos atrás, conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas. Na montagem, a ancestralidade é colocada em evidência para revelar não apenas um histórico de silenciamento e violência contra a mulher que vem perpassando gerações, mas também para reverenciar a força do sagrado feminino que conecta e convida a resistir e continuar as jornadas.
SERVIÇOS
17 de março: às 16h, em frente ao CRAS no município de Sossego
19 de março: às 19h30, no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora, em João Pessoa
21 de março: às 18h, em frente ao Teatro Municipal de Guarabira
Classificação indicativa: Livre
Duração: 70 minutos
Entrada Gratuita
FICHA TÉCNICA
Idealização e Dramaturgismo: Natália Sá
Concepção: Cely Farias, Kassandra Brandão e Natália Sá
Performance, Dramaturgia e Textos: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá
Direção Musical e Paisagem Sonora: Jinarla
Figurino: Ana Carolina Guedes
Produção: Gabriela Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário