Fafá de Belém / Foto reprodução instagram |
Quem visitar Belém essa semana vai sentir que chegou na capital paraense em um momento especial. É quando as casas se enfeitam e o cheiro das delícias da culinária paraense tomam conta da cidade com um único objetivo: homenagear Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e Rainha da Amazônia. O Círio de Nazaré está em sua 226º edição e reúne mais de dois milhões de fiéis sempre no segundo domingo de outubro.
A grande festa em homenagem à Nazinha, como é carinhosamente chamada, também é conhecida como o “Natal dos Paraenses”. Além da celebração religiosa que impressiona pela magnitude dos números e pela força da devoção, o Círio de Nazaré também conta com eventos no período que antecede a celebração deste domingo (14).
Um dos momentos mais bonitos da extensa programação de homenagens à santa é a procissão fluvial que acontecerá no sábado (13), dia anterior ao grande cortejo. Colocada em destaque em um navio da Marinha do Brasil, a imagem atravessa as águas da baía do Guajará, abençoando ribeirinhos e fiéis.
Na noite do mesmo dia, milhares de velas irão iluminar o caminho da Berlinda que transporta Nossa Senhora de Nazaré. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas acompanhem o trajeto. Durante todo o percurso, há fogos de artifício e muitas homenagens à padroeira do paraense.
A GRANDE PROCISSÃO – Mas o grande dia para os devotos de Nossa Senhora de Nazaré começa antes mesmo do surgimento dos primeiros raios de sol. No domingo (14), visitantes e turistas devem ter a dimensão completa do que o Círio de Nazaré representa para devotos e locais. São mais de dois milhões disputando um espaço perto da imagem da santa no cortejo que sai da Catedral da Sé rumo à Brasílica de Nossa Senhora de Nazaré em um percurso de 3,6 quilômetros.
Fafá de Belém faz shows para celebrar o Círio de Nazaré
Os fãs da cantora poderão acompanhar a tradicional apresentação de Fafá no projeto Varanda de Nazaré, na Estação das Docas. No sábado (13) e no domingo (14) a cantora se apresenta com convidados especiais pelo oitavo ano consecutivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário