O início de um relacionamento é movido pela sensação de
novas descobertas, readaptação de rotina e, ao mesmo tempo, cheio de
incertezas. Esse momento de conhecer o outro pode ser mais complicado em
algumas situações, como no caso de pessoas que iniciam um namoro no ambiente de
trabalho. Para manter uma relação saudável nas duas áreas é necessário saber dividir
o lado profissional do pessoal.
A psicóloga Anna Lívia Soares, do Hapvida, esclarece que a
discrição é fundamental. “Manter uma relação restrita no trabalho, não expor a
relação, evitar dar detalhes do relacionamento, brigas e discussões. Precisamos
ter consciência que no ambiente profissional existe uma cultura do que se
espera em relação a condutas e atitudes dos profissionais e que também existem
tarefas a serem cumpridas, hierarquias a serem respeitadas. Independente do
cargo, é necessário dar o exemplo e respeitar os colegas de trabalho”, orienta.
No entanto, separar as duas áreas não é tão simples quanto
parece e é necessário que o casal tenha maturidade suficiente para não misturar
os assuntos. Para isso, a especialista aconselha que o casal faça acordos e
limite o que pode ser discutido em cada ambiente, como forma de preservar a
relação amorosa e também o convívio profissional.
A discrição com a vida pessoal no trabalho também evita
especulações no ambiente profissional. “É importante que dentro da empresa eles
sejam vistos como profissionais e não como um casal. Isso evita situações
delicadas ou fofocas e especulações no trabalho em caso de término. Além disso,
é importante entender que as empresas possuem suas regras e saber lidar com isso.
Por exemplo, nem sempre é possível que eles consigam tirar férias no mesmo
período”, detalha Inayan Silva, Supervisor de RH da Adtalem Educacional do
Brasil, grupo do qual a FBV Wyden faz parte.
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