A grande festa e celebração da cultura nordestina já tem os seus homenageados no Recife. O prefeito Geraldo Julio recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), os artistas locais que vão representar o São João do Recife 2018. O cantor Geraldinho Lins e o cortejo do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras receberam a notícia com grande alegria do gestor municipal que estava acompanhado e da primeira-dama Cristina Mello, da Secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, e do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.
"Homenageamos a tradição do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, fundado em 1940, que se apresenta todo ano no período do São João, marcando a cultura da nossa cidade e a força da fé a da tradição. E Geraldinho Lins, esse grande artista, de renome nacional, que tem representação fora do Brasil também e que toca nosso forró no Brasil e no mundo inteiro. Estamos muito felizes com essa homenagem, que é uma homenagem do povo do Recife e aqui eu sou só o mensageiro de todos os recifenses pra essa justa lembrança", declarou o prefeito Geraldo Julio.
O cantor Geraldinho Lins tem uma relação com a música desde os 13 anos e mais de 200 canções compostas, e falou da emoção em receber a notícia. "É uma emoção muito grande, fico até sem palavras. Quando recebemos uma homenagem, uma convocação dessa, é porque alguma coisa temos deixado. Já tenho 28 de carreira e para mim é uma felicidade imensa, um divisor de águas pra minha carreira. Estou muito honrado e prometo fazer jus, cantando e fazendo belos shows", declarou o artista sobre a homenagem.
Pai Vado de Areias, representando o Acorda Povo da Vila das Lavadeira, cortejo que preserva e transmite a essência do ciclo junino, também comemorou a homenagem e descreveu a satisfação da procissão ser lembrada. "Vim representando Dona Nenzinha, que tenho certeza que vai se emocionar tanto quanto estou emocionado aqui. Agradeço demais pela lembrança e homenagem. Estamos muito felizes e vamos, sem dúvidas, fazer uma bonita festa. Contamos com a presença de todos para comemorarem com a gente lá.", afirmou o também cantor do grupo, que tem em sua apresentação, cânticos, louvações, danças e muita fé, celebrando a devoção a São João e ao orixá Xangô com a procissão que ocorre tradicionalmente na madrugada do dia 22 para o dia 23 de junho.
Geraldinho Lins - Nascido em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, Geraldo Pereira Lins Filho descobriu a música cedo. Aos 13 anos, ganhou um violão da mãe e nunca mais parou de tocar. A paixão pelo forró veio mais tarde, quando morava em Caruaru com sua família. Foi na Capital do Forró que ele conheceu o Trio Nordestino e seu tradicional forró pé de serra, aprofundando-se nas raízes dos ritmos que embalariam sua carreira dali em diante.
Ganhou a estrada e, com mais de 200 canções compostas, ganhou também fama e reconhecimento. Do xote ao baião, passando até pelo caboclinho e pelo frevo, todos os ritmos do Nordeste cabem no repertório de Geraldinho Lins. Mas é como forrozeiro que ele se reconhece. E é reconhecido em todo o Brasil e até fora dele. O músico já se apresentou França, Portugal, Alemanha e Inglaterra, além de ter cantado o Nordeste em várias partes do Brasil.
Acorda Povo da Vila das Lavadeiras - É tradicionalmente na madrugada do dia 22 para o dia 23, mais precisamente às 4h da manhã, que o cortejo do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, em Areias, ganha as ruas do bairro, perpetuando uma tradição junina iniciada nos idos de 1940, sob a aguerrida e festiva liderança de Dona Dida e Seu Antônio Marques de Almeida.
Com cânticos, louvações, danças e muita fé, a celebração devotada a São João e ao orixá Xangô é hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. Um dos mais antigos da cidade, o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras preserva e transmite, há muitas gerações, a essência primeira do ciclo junino, grandiosa celebração nordestina, misturando sagrado e profano, fé e festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário