sábado, 5 de novembro de 2016

"Felicidade total", diz Renato Teixeira após ser citado no Enem 2016

O cantor e compositor Renato Teixeira foi um dos artistas citados no Enem 2016 (Foto: Divulgação
Um dos textos citados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado neste sábado (5) era do cantor e compositor sertanejo Renato Teixeira. No trecho, retirado de uma reportagem publicada em 4 de junho de 2012 na edição online da "Folha de S. Paulo", o cantor e compositor afirmava que a música sertaneja não mudou: o que mudou foi o campo, que ficou mais tecnológico e rico. Empolgado com a abordagem da prova, ele comemorou.


“Quando o Enem me escolhe numa citação, para esclarecer um assunto que para mim é tão importante, é felicidade total. É muito gostoso ver que a coisa funcionou”, exalta o músico.

Teixeira garante que sua felicidade não se trata de pouca modéstia. “Não é vaidade, não. Não é vaidade pessoal, mas é uma contribuição para a história e isso é uma coisa muito boa.”

Renato Teixeira é autor de músicas sertanejas como Romaria e Tocando em Frente. Suas canções foram regravadas por grandes nomes como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa e foram temas de abertura de programas de televisão.

“A música não é uma coisa estagnada; é uma coisa contínua. A música acompanha a história. Então, se o campo muda, eu também mudo, a música, história e o comportamento mudam. E isso é um fenômeno da sociedade e não só do campo. O mundo está passando por uma mudança radical como quando inventaram a roda e o motor.”

"Quando o Enem me escolhe numa citação, para esclarecer um assunto que para mim é tão importante, é felicidade total. É muito gostoso ver que a coisa funcionou."

Teixeira diz que, em toda sua carreira tentou se inserir na "parte acadêmica" da música. "Eu estudei, eu ouvi, eu procurei biografias e isso conta um momento da música na sociedade. Eu me sinto um funcionário da música", disse.

Perguntas do Enem 2016

As provas de sábado do Enem pediram, entre outros temas, Hamlet, crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e, em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário