A realização da Primeira Festa Literária de Cabedelo (FliCabedelo) está confirmada. O evento ACONTECE de 18 a 22 de março, na Fortaleza de Santa Catarina, um dos cartões postais de Cabedelo, município que faz parte da Região Metropolitana de João Pessoa. O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, além do teatrólogo Altimar Pimentel (in memorian) e a contadora de história Tia Beta (in memorian) são os homenageados. Mais de 20 escritores locais e nacionais participarão do encontro. A iniciativa é da Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos, em parceria com o Instituto Casa de Autores, de Brasília (DF). A entrada é gratuita.
O tema da primeira edição da Festa Literária de Cabedelo é “Literatura, Rio e Mar”, celebrando o rio, com seu papel histórico, e o mar, com sua função econômica e turística. Entre os convidados da FliCabedelo está o premiado cineasta paraibano Vladimir Carvalho. A cantora e compositora Cátia de França, além do Quinteto da Paraíba também já estão confirmados na programação musical.
Durante cinco dias, os visitantes terão acesso a variadas atividades como contação de história, teatro, bate-papos com autores, mesas-redondas, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, debates e shows. O evento conta ainda com o apoio da Antares Comunicação, Livraria da Usina Cultural da Energisa, Arq-i Arquitetura e Iluminação e da Prefeitura de Cabedelo.
A diretora da Bora Ali Produções, Consultoria & Eventos, Alessandra Lontra, destaca que a FliCabedelo prevê a participação de um público de mais de 7 mil pessoas. “Certamente, atingiremos essa marca de visitantes porque já fechamos acordo com a Prefeitura e Secretaria de Educação de Cabedelo, garantindo a presença dos alunos das escolas públicas do município. Alunos e professores participarão das atividades. Na parte da noite, os shows e atividades literárias serão voltados ao público adulto”, diz.
Como ressalta a coordenadora pedagógica da FliCabedelo e membro da Casa de Autores, Tatiana Oliveira, que está em visita à Cabedelo para fechar os últimos detalhes, a Festa Literária vai colocar a Paraíba no circuito dos principais eventos de literatura do País. “A Paraíba possui uma cultura riquíssima e diversificada. Esse evento será o espaço propício para integrar a literatura nacional e a cultura local. Acreditamos que é um grande incentivo à cultura e ao turismo”, afirma. “Já confirmamos a participação de autores de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Todos os homenageados são locais, porque fizemos questão de homenagear os talentos da terra”, acrescenta.
Estímulo à leitura – a Festa Literária de Cabedelo foi pensada dentro das diretrizes da educação proposta pelo Governo Federal. Uma das metas desse planejamento é formar crianças leitoras. Dentro dessa filosofia, destacamos as atividades de interação entre o público, autores e ilustradores, que estão na programação, a exemplo dos bate-papos. Para garantir a democratização desse acesso, a coordenação da FliCabedelo já fechou parceria com as escolas públicas.
Além de participar das atividades que estão na programação, os estudantes receberão, previamente, livros dos autores. “Nosso foco é a cultura, leitura e livro”, enfatiza Tatiana Oliveira. “Queremos incentivar a vocação literária da criançada, aproximando-as do universo da leitura e da escrita”, completa.
A FliCabedelo será direcionada também às escolas particulares de Cabedelo e João Pessoa. Os colégios interessados precisam apenas fazer o agendamento prévio. O público em geral também pode participar das atividades previstas na programação.
Quem responde pela curadoria da Festa Literária de Cabedelo é a escritora e presidente do Instituto Casa de Autores de Brasília (DF), Iris Borges. A coordenação cultural está sob a responsabilidade da também escritora e especialista em mediação de leitura Elba Gomes.
Contato/ Assessoria de Imprensa
Cecília Noronha
E-mail: festaliteraria.flicabedelo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário