domingo, 1 de setembro de 2013

Morre o compositor de frevo Carlos Fernando

Pernambucano compôs canções para Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Chico Buarque e Caetano Veloso
 Faleceu na tarde deste domingo (1), o cantor e compositor Carlos Fernando, aos 75 anos, vítima de complicações causadas por um câncer de próstata. O artista deu entrada no Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no bairro dos Coelhos, no Recife, na última sexta-feira (30), no setor de cuidados paliativos para pacientes em estágio terminal.
Natural de Caruaru, o pernambucano é um ícon da MPB, sendo conhecido por misturar frevo à MPB, jazz ao forró e muitas outras inovações em 40 anos de carreira. Ele foi o homenageado, ao lado de Cícero Dias e de Enéas Freire, pelo Galo da Madrugada, em 2011, entre outras coisas, por ter participado do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco - um dos focos da resistância ao governo militar no estado - ainda na década de 60.
Entre as diversas composições do compositor estão "Banho de Cheiro", eternizada na voz de Elba Ramalho, e o projeto "Asas da América", coletânea de frevo idealizada por ele. No currículo, o pernambucano ainda tinha composições para Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Azevedo e Gilberto Gil. A família deve decidir, ainda neste domingo, a respeito do sepultamento do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário