sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Festa da Cultura Italiana comemora 10° edição em João Pessoa

A paróquia de São Miguel Arcanjo e o Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri (CCIBDA-PB) realizam no próximo domingo (18), a décima edição da Festa de Nossa Senhora Madonna Achiropita.  Será presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Aldo C. Pagotto, (descendente de Italiano) uma missa no idioma italiano além da realização de festejos populares e comidas típicas da Itália, tecladista Nagibe, quermesse, além da eleição da nossa “Miss Itália”.
Nossa Senhora Achirophita considerada como a padroeira pelos imigrantes italianos no Brasil tradicionalmente cultuado pela colônia ítalo brasileira de São Paulo, passou a ser também venerada em João Pessoa, a partir de agosto de 2003. Este fato se deve à iniciativa do Desembargador Júlio Aurélio Moreira Coutinho, que trouxe a imagem da Madonna a João Pessoa e a doou ao nosso Centro Cultural. Desde a origem a missa tem se realizado na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no Bessa. É uma Missa especial por aliar a cultura italiana ao culto religioso, sendo proferida em italiano, contando com a presença de padres italianos e o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo C. Pagotto, e com o acompanhamento do Coral do CCIBDA ( Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri) , sob a regência do maestro Hector Rossi. Após a cerimônia religiosa é realizado um almoço de confraternização com comidas típicas, organizado pela Paróquia do Bessa, e animado com espetáculo musical, Tecladista Nagibe, quermesse, além da eleição da nossa “Miss Itália”.
O CCIBDA-PB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1996 que desenvolve curso em Italiano e assim, como atividades culturais. Nele encontra-se uma rara biblioteca de livros italianos que guardam  o arquivo da memória italiana na Paraíba A festividade da Madonna Achiropita lista um dos eventos anuais comemorados pela associação, assim como a semana de cultura italiana e as ‘’Seratas’’ realizadas nos  primeiros sábados de cada mês! 
Igreja São Miguel Arcanjo- JP ( Rua renato de Souza Maciel, n° 335, Bessa) Texto:Lucas Diniz Záccara

Nenhum comentário:

Postar um comentário