sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Conheça Teresina - 16 de Agosto Aniversário da Capital do Piauí

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 quilômetros do litoral, sendo, por tanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza as margens do Oceano Atlântico.
Os principais pontos turísticos são:
Parque Municipal do Encontro dos Rios - Reserva ambiental localizada na zona Norte, onde deságua o rio Poti no Parnaíba, lugar de singular beleza principalmente ao pôr do sol.
Parque Ambiental da Floresta Fóssil - Reúne exemplares de troncos de árvores petrificadas.
Parque Zoobotânico de Teresina - O Parque Zoobotânico está situado no setor nordeste do perímetro urbano da cidade, entre o rio Poty, principal afluente do rio Parnaíba e a PI-112, que liga a capital ao interior do Estado. O Parque é uma área de preservação ambiental administrada pelo poder público através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR e é utilizado também como zoológico, abrigando espécies animais americanas e africanas. Compreende área de 160 ha que se caracteriza como mata mista dicótilopalmácea.
Igreja São Benedito - Uma das principais da capital, está localizada no coração da cidade.
Praça da Bandeira - Grande área verde no centro da cidade, onde se encontram o Museu do Piauí, o Mercado Velho de Teresina, o Palácio da Cidade e a Igreja Matriz.
Polo Cerâmico de Teresina - Área onde são confeccionadas peças de argila de singular beleza e que exporta, inclusive, para outros países.
Praça Pedro II - Área verde que conserva o charme do passado e onde se localizam a Central de Artesanato, o Theatro 4 de Setembro e o Clube dos Diários.
Balneário da Curva do São Paulo - localizado no bairro São Paulo, zona sudeste da capital, é uma estrutura construída nas margens do rio Poti, em um total de 32 hectares e 19 mil metros de área construída. É um espaço composto por 46 bares, estacionamento para 130 carros, 2 baterias de banheiros com 24 sanitários e espaço para salva-vidas, tudo sendo feito para promover lazer ao teresinense e desenvolver o turismo da cidade. Através da Curva do São Paulo são gerados 500 empregos diretos e 1500 empregos indiretos.
Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França - A Ponte Estaiada de Teresina é a mais nova atração turística da Capital Piauiense. Construída sobre o Rio Poti, com 363 metros de extensão, seis pistas de rolamento e duas ciclovias, liga a Zona Norte da cidade à Zona Leste. Com torre única e estaios assimétricos em harpa, a ponte possui a singular característica de abrigar em seu topo um mirante de 95 metros de altura com capacidade para 100 pessoas, que serão levadas ao alto por dois elevadores panorâmicos. Está entre as cem maiores pontes estaiadas do mundo e é uma das poucas a possuir mirante em sua estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário