sábado, 13 de julho de 2013

Aluno do Colégio 2001 conquista vaga na Olimpíada Internacional de Biologia

O estudante do Colégio 2001, Mateus Lopes Barreto de Souza, de 16 anos, conquistou uma vaga para participar da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que acontece a partir desde domingo e segue até o dia 21 de julho, na cidade de Berna, na Suíça. Essa é a primeira vez que um estudante do estado de Pernambuco é selecionado para participar da competição internacional.

Os competidores aprovados para participar da Olimpíada Internacional, passaram por duas etapas. Da primeira etapa, na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que este ano contou com a participação de mais de 50 mil estudantes, apenas 2.800 foram classificados. Mateus obteve nota 98, ficando em primeiro lugar na etapa estadual e terceiro lugar na nacional, sendo o único pernambucano classificado para a Olimpíada Internacional. Para se ter uma idéia, o aluno pernambucano que chegou mais próximo de Mateus, ficou em 34º lugar, com nota 83.

Os alunos foram avaliados em trinta questões objetivas, que abrangeram vários conteúdos, como Botânica, Zoologia, Ecologia e Evolução. Além disso, os participantes tiveram que relacionar conceitos da Biologia a acontecimentos atuais, como o funcionamento do organismo de uma pessoa que foi vítima de uma tragédia, como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.  Já na segunda etapa, os alunos tiveram que responder a 120 perguntas sobre conteúdos diversos.


“Estou muito feliz por ter conquistado uma vaga para participar da Olimpíada Internacional de Biologia. Os professores e o Colégio 2001 tiveram uma importância fundamental nessa conquista, pois sempre me apoiaram e me incentivaram a participar de Olimpíadas”, comentou o jovem Mateus. A conquista da vaga na competição internacional surpreendeu Mateus, que pretende estudar muito para trazer um bom resultado para o Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário