Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, a Escola Técnica Estadual Miguel Batista (ETEMB), no bairro da Macaxeira, Recife, será palco do painel e sarau "Entre Livros e Cadernos: Poesia e Representatividade na Escola", nesta segunda-feira, dia 18 de novembro. O evento, que abre o 4º Festival Pernambucano de Literatura Negra, é voltado para estudantes da instituição e contará com a participação da escritora Rosangela Nascimento e mediação da também escritora Karinne Costa.
Durante o encontro, a poeta Rosangela, reconhecida por sua atuação na valorização da literatura negra, abordará suas obras Mariposa Negra e Histeria, destacando a força das narrativas afro-brasileiras. Já Karinne Costa, poeta e arte-educadora, enriquecerá o evento com reflexões sobre memória e identidade.
A programação do festival continuará nos próximos dias, só que, dessa vez, no Bairro do Recife e com programação gratuita e aberta ao público. Na terça-feira, dia 19, a partir das 16h, haverá uma bate-papo na Livraria Jaqueira sobre a influência dos livros na construção da consciência racial com Dayse Moura e mediação de Jarda Araújo.
O dia contará ainda com o lançamento da segunda edição do livro ‘Movendo as Estruturas’, da jornalista e escritora Jaqueline Fraga, além de sorteio de exemplares e sessão de autógrafos. A programação se encerra com a palestra de Fabiana Moraes sobre a perspectiva jornalística e literária dos cotidianos brasileiros.
Na quarta-feira, dia 20, feriado nacional em celebração ao Dia da Consciência Negra, as atividades começam às 14h30 com a mesa ‘A justiça é uma mulher negra’, apresentada por Chiara Ramos e mediada por Marta Souza. Às 15h30, o painel ‘Eu sou porque nós somos' traz a participação das mulheres negras escritoras Inaldete Pinheiro, Odailta Alves e Maria Cristina Tavares.
A dobradinha com o lançamento da segunda edição do livro ‘Movendo as Estruturas’, da jornalista e escritora Jaqueline Fraga, será às 16h30, seguido por sessão de autógrafos. Também haverá sorteio de livros de escritoras que fazem parte da programação.
O festival se encerra com um sarau literário e musical, destacando performances de Anna Carolina Nogueira, Crislaine Venceslau, Joaninha Dias, Marcondes FH e a cantora Luana Tavares, além de um momento de microfone aberto para manifestações artísticas do público em geral.
Serviço:
O quê: Recife abre a Semana da Consciência Negra com encontro de literatura ancestral
Quando: Segunda-feira, dia 18 de novembro
Onde: Escola Técnica Estadual Miguel Batista (ETEMB), no bairro da Macaxeira, Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário