A edição comemora os 10 anos da cajuína como Patrimônio Cultural Brasileiro.
O Fórum proporcionará um espaço para o diálogo entre o IPHAN e produtores de cajuína no Piauí, além de instituições convidadas tanto públicas quanto privadas. O objetivo central é discutir o Plano de Salvaguarda para a cajuína, documento que garante o reconhecimento, apoio e fomento dos bens culturais registrados como patrimônio cultural do Brasil.
Daniel Oliveira, representante do IPHAN, afirma que o fórum é mais uma iniciativa para preservação e valorização da identidade cultural local.
“É um momento na programação do evento para promoção de diálogo entre o IPHAN e agentes da salvaguarda. A elaboração do plano de salvaguarda é um processo trilhado por várias etapas, que tem como objetivo instrumentalizar uma gestão compartilhada. Uma espécie de acordo social em defesa dos modos de fazer artesanais da cajuína no Piauí. O instituto tem o prazer de apoiar e participar dessa iniciativa”, pontua Daniel.
Jorginho Medeiros, um dos organizadores do festival, destaca que o evento é uma oportunidade de valorizar o potencial da tradição cultural do Piauí. “Esse ano, a cajuína comemora 10 anos como patrimônio cultural brasileiro e esse é o motivo da nossa comemoração realizando o Festival da Cajuína. Teremos feira, cursos, palestras, atrações artísticas e venda de produtos”, revela.
A edição de 2024 do Festival da Cajuína promete ser um marco na proteção e promoção dessa tradição tão representativa para o povo piauiense. Por meio do Fórum Nacional, laços entre cultura e identidade serão fortalecidos, garantindo que a cajuína tenha um Plano de Salvaguarda e continue a ser apreciada e preservada por gerações futuras.
O evento é totalmente gratuito e acontece de 6 a 8 junho no Riverside Shopping, entre 10h e 21h.
Fonte: Cidadeverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário