sexta-feira, 10 de junho de 2022

Empresária ensina filha de 6 anos a empreender e dá dicas sobre conciliar negócios e maternidade



A empresária Verônica Oliveira, brasileira que fatura anualmente US$1,5 milhão de dólares com fábrica de tapioca e restaurante brasileiro nos Estados Unidos,  mostra que é possível conciliar a vida de empreendedora e mãe. Ela explica o que faz no dia a dia, para a filha se sentir parte de sua vida e negócios, deixando um legado para o futuro. 

Em casa, a filha caçula Maria Vitória, de 6 anos, já aprende desde os 3 aninhos as tarefas do lar e recebe ensinamentos sobre empreendedorismo. Verônica desenvolveu algumas regras que facilitam a convivência no dia a dia. A rotina começa com a arrumação da cama e após o café da manhã é a Maria Vitória que tira a mesa. Ela também prepara sua lancheira para a escola. Durante o dia ela também ajuda a guardar as louças e suas roupas, além de juntar os brinquedos. Maria Vitória está na primeira série e tem aulas de piano e bateria, além de ser apaixonada por futebol.

"Ensino ela multiplicar e não ter mente escassa. Compramos miçangas e eu oriento ela a vender para multiplicar o dinheiro. Ensino como tratar as pessoas, e não ter postura de superior. Ela chega no restaurante e cumprimenta todos, e quando pede algo, oriento pedir educadamente, sem impor. Detalhes que fazem toda diferença", revela Oliveira, que deixa a filha ter acesso a dinheiro e dá a ela opção de multiplicar, ensinando como gerar mais ou poupar para o futuro.

Maria Vitoria aprende desde muito novinha a ser organizada em todas as áreas. As atividades e tarefas são de acordo com a idade. No restaurante da família, ela repõe o estoque dos produtos e sabe identificar as necessidades de cada setor da empresa, mas tudo supervisionado. 

"A vida de uma mulher empreendedora é muito desafiadora. A jornada de trabalho é muito extensa e quando você ensina seu filho a colaborar, você não perde ele para eletrônicos, babá, pois ele se sente parte da sua vida. Eu compartilho com ela as dificuldades e explico que sou feliz empreendendo", conta Verônica, CEO da Tapioca da Baiana e proprietária do restaurante BR Takeout em Framinghan- Massachusetts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário