segunda-feira, 11 de abril de 2022

Livro “Poesia: uma lente para ver o mundo” reúne 17 poetas



Lançamento acontece na próxima quarta-feira (13), às 19h, em um sarau virtual, conduzido pela escritora, Katarine Araújo.

Foi a partir de um convite para enxergar o mundo sob outra perspectiva, e a esta conferir contornos poéticos, que surgiu o e-book “Poesia: uma lente para ver o mundo”, a ser lançado na próxima quarta-feira (13), às 19h, em um sarau virtual. O chamado partiu da escritora Katarine Araújo, que facilitou o acesso à subjetividade poética de 17 escritores, aprendizes e interessados na poesia, de 13 cidades do Nordeste, Sudeste e Sul do país. 

A iniciativa se deu ao longo do mês de fevereiro deste ano, com a realização de um ciclo de oficinas homônimas à publicação, com debates e reflexões sobre o que é poesia, para que serve, o poema como troca e como encontro. Desses diversos e ricos encontros, foram criados cerca de 70 poemas, dos quais 34 foram selecionados para compor o e-book. 

Para Katarine Araújo, que além de conduzir a oficina também organizou a publicação, o processo foi um desafio. “Todos os poemas foram criados a partir da mesma provocação, mas os múltiplos olhares, experiências de vida, acúmulo literário e de vivências, tudo fez com que os poemas germinassem de forma muito plural. Ao mesmo tempo, foi muito desafiador para quem está editando, revisando, diagramando o livro e tentando colocar todo mundo no mesmo contexto. Mas acredito que a gente conseguiu deixar o livro redondo, fazendo com que os poemas tenham uma conexão entre si”, comentou a escritora.

Em seus textos, os autores abordam percepções e decepções acerca do amor romântico, fraterno, carnal, as guerras, as urgências, a existência. Os poetas que compõem a edição são: Amanda Amorim (MA), Isadora Luisa Tavares (MG), Jaileila de Araújo Menezes (PE), Jess Delabari (RS), Keila Sírio Campaneli (MG), Lauren Elisa Flores (PR), Leonardo Delgado (PE), Leticia Cardoso Moreira (CE), Lorena Nery Borges (PI), Luana Antero (PE), Maria Eduarda Omena (PE), Mariana Cambirimba (PI), Mayara Pérola Maciel dos Santos (PE), Simoni Giehl (RS), Tais Milena (PE), Tatiana Barreto (SP) e William Johnson (SP). 

A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc Pernambuco e da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).

Sobre a organizadora - Katarine Araújo nasceu em Recife em 1988. É advogada, poeta e moradora de Olinda. Escreve desde 2006, quando começou a publicar virtualmente seus poemas através de blogs. É uma das responsáveis pela criação, curadoria e mediação do projeto Leia Mulheres Olinda, clube de leitura voltado para o fomento do consumo e debate da literatura produzida por mulheres. Lançou seu primeiro livro de poemas em 2016. A obra Visceral foi publicada de forma independente pela Cartonera do Mar. Está entre as escritoras que compõem a antologia No entanto: dissonâncias, publicada pela editora Castanha Mecânica, em janeiro de 2019. Em 2021, lançou o livro O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas, pela Confraria do Vento.



Serviço:

Lançamento do e-book “Poesia: uma lente para ver o mundo” 

Sarau virtual, com os 17 poetas e a organizadora da publicação, Katarine Araújo

Quando: 13 de abril, quarta-feira, às 19h

Onde: Google Meet. O link será disponibilizado no www.instagram.com/katarinear 

Informações: oficinapoesiaumalente@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário