A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ficou em primeiro lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O projeto Ouvidoria Inclusiva, destinado ao público surdo, foi o vencedor na categoria Tecnologia, Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais.
O anúncio foi feito pela CGU, durante evento online em
homenagem ao Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março. No total, 75 práticas
que visam a aprimorar o diálogo com o cidadão, ampliar o controle social na
gestão pública e melhorar a prestação de serviços públicos foram inscritas em
quatro categorias diferentes.
De acordo com a ouvidora da EBC, Christiane Samarco, o
serviço é fundamental para garantir o exercício da cidadania a 11 milhões de
brasileiros surdos, muitos dos quais só puderam criticar, solicitar e
apresentar sugestões à Agência Brasil, à TV Brasil e às Rádios EBC a partir do
momento em que a Ouvidoria passou a receber e responder mensagens em Libras.
Ouvidoria Inclusiva
O canal Ouvidoria Inclusiva atende manifestações de usuários
surdos, por meio do WhatsApp. Elogios, reclamações, solicitações e sugestões
são enviados em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As mensagens são recebidas no WhatsApp da Ouvidoria
Inclusiva, no número (61) 99862.1971. As intérpretes de Libras da EBC traduzem
o conteúdo, que é repassado para as áreas. Com as informações repassadas pelo
setor, um vídeo em Libras é gravado e enviado como resposta ao cidadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário