sexta-feira, 6 de março de 2020

Protagonismo Feminino na produção sustentável é mote de campanha do Pão de Açúcar para o Dia Internacional da Mulher

"Mais forte que a pimenta Jiquitaia, só as mulheres Baniwa". Com esse mote, o Pão de Açúcar apresenta sua campanha de celebração para o Dia Internacional da Mulher com base em uma história de protagonismo e empreendedorismo de mulheres que vivem no noroeste do Amazonas, na Terra Indígena Alto Rio Negro (bacia do Rio Içana).
Nessa região, a pimenta Jiquitaia Baniwa é cultivada exclusivamente por mulheres do povo indígena Baniwa e se transforma em um produto que é resultado de um processo de plantio sustentável, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento de toda a região. O fruto dessa produção já está à venda em sete lojas do Pão de Açúcar, na cidade de São Paulo, com a previsão de expansão para outras unidades em breve, e está inserida dentro do programa Caras do Brasil da rede de supermercados, que valoriza a riqueza de sabores e os alimentos e produtos sustentáveis feitos por pequenos produtores nacionais.
Essa força das mulheres Baniwa foi a história escolhida pelo Pão de Açúcar para a homenagem do 8 de março deste ano porque exemplifica como as mulheres estão protagonizando práticas de produção sustentável ao mesmo tempo em que transformam as suas comunidades por meio dessas iniciativas. A renda obtida com a venda da Pimenta Jiquitaia é repassada para cerca de 80 produtoras e gerentes das Casas da Pimenta, que formam uma rede de unidades de beneficiamento e envase em comunidades da bacia do Rio Içana.
"A história das mulheres indígenas Baniwa é uma fonte de inspiração para todas nós. Essas mulheres lideraram o processo de produção das pimentas jiquitaias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de toda a comunidade Baniwa", relata Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. O produto está à venda em sete lojas da rede na cidade de São Paulo (Jardim Paulista, Real Parque, Clodomiro Amazonas, Ricardo Jafet, Sócrates, Shopping Iguatemi e Praça Panamericana) a R$ 29,90 o pote de 15g.
A campanha da marca para o 8 de março deste ano, produzida em parceria com a agência BETC/Havas, aproveita a chegada da pimenta Jiquitaia Baniwa às gôndolas da rede para contar essa história em detalhes com um filme, que conta com versões de 30" e de 60'', e que irá ao ar no intervalo da novela 'Amor de Mãe', da TV Globo, na noite do sábado dia 7/3. Na peça, as mulheres indígenas Baniwa têm o seu trabalho valorizado, com o retrato do dia a dia do cultivo da pimenta, o seu processo produtivo e o caminho percorrido para que os produtos cheguem até as gôndolas das lojas em São Paulo. O roteiro da peça é todo construído a partir de palavras femininas, potencializando a mensagem de valorização das mulheres. Além do filme para a televisão, a campanha, que conta com imagens cedidas pelo ISA - Instituto Socioambiental, terá um desdobramento para o universo digital com uma série de peças para redes sociais.


Os Baniwa são um povo indígena de língua Aruaque, com uma população estimada de 15 a 18 mil pessoas. Vivem em cerca de 200 comunidades e sítios, como parte do complexo cultural do noroeste amazônico, nas cabeceiras da bacia do Rio Negro, entre Brasil, Colômbia e Venezuela. No Brasil, os Baniwa são os ocupantes milenares da bacia do Rio Içana, onde estão localizadas 95 comunidades e sítios que abrigam entre 7 a 8 mil pessoas. Saiba mais sobre os Baniwa no site Povos Indígenas do Brasil. Acesse:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Baniwa

Ficha Técnica:
Título: Dia das Mulheres Pão de Açúcar
Agência: BETC/Havas
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Institucional
CCO: Erh Ray
Direção Executiva de Criação: Andrea Siqueira
Direção de Criação: Romolo Megda
Criação & Conteúdo: Paula Junqueira e Daniel Zappa
Marcas & Negócios: Mônica Moraes, Raquel Hipólito e Octavio Palencia
Estratégia e Dados: Agatha Kim, Dannyllo Silveira e Gabriel Lopes
Canais & Engajamento: Carla Gagliardi, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez e Katia Rosa
Diretora de Produção Integrada: Anna Ferraz
Produção Filme: Juliana Arantes
Montagem e finalização: Tiago Hasegawa
Produtora de Audio: Shuffle Audio
Produtor executivo: Henrique Ruiz Nicolau
Atendimento: Renata Prado
Aprovação do cliente: Othon Vela, Camila Assis, Aline Sampaio, Milene Mendes e Camila Molezine

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