sexta-feira, 19 de julho de 2019

ADIEL LUNA E AS BANDAS FIM DE FEIRA E ZÉ DO ESTADO DÃO START NA TURNÊ PE MUNDO AFORA QUE CELEBRA A RIQUEZA DA CULTURA PERNAMBUCANA

Com uma mistura inovadora e criativa de ritmos, linguagens e gerações da música, a turnê PE Mundo Aforaleva pela primeira vez à metrópole, o que há de mais genuíno na cultura, poesia e nos ritmos pernambucanos. Formada por Zé do Estado, Fim de Feira e Adiel Luna, o projeto terá início no sábado (27), no Z Largo do Batata, em Pinheiros, com um recorte da tradição da cultura pernambucana e toda sua alegria, brilho e espontaneidade. O projeto também ocorre no dia 28 no Festival de Arte de Serrinha e no dia 01/08 no Sesc Piracicaba. 

Na sequência, a turnê pernambucana segue para Porto Alegre (RS), onde ocorre no Agulha Porto Alegre, com shows dia (02/08), a partir das 22h. Em Belo Horizonte (MG), as apresentações estão confirmadas no dia (06/08), a partir das 21h, no A Autêntica e dia (10/08), no Baile Perfumado do Grande Hotel Ronaldo Fraga.
Para a estreia os artistas prometem um show alegre e dançante, no qual ritmos como o coco, o baião, o forró, o frevo, a ciranda e o maracatu dialogam com a poesia de cordel, revelando para a todo Brasil, um Nordeste pulsante e inventivo. “A gente tá muito feliz em levar o coco, o baião, o maracatu, o forró, a literatura de cordel e o xaxado, que são os ritmos mais pulsantes do Nordeste e do Sertão, para o Brasil afora”, conta Bruno Lins, vocalista da banda Fim de Feira. O projeto reúne gerações da velha guarda e os novos artistas responsáveis pela tradição e renovação da música pernambucana. Zé Gago, da banda Zé do Estado, uma das mais antigas e tradicionais do Nordeste acredita que o o ritmo tradicional nordestino é pra todos: “O forró não tem idade, o forró levanta a gente! Vai ser um encontro muito festivo” completa.
Além da programação no palco, haverá espaço para um intercâmbio cultural e difusão de saberes por meio das “Oficinas de Ritmos Regionais”, ministradas pelos integrantes da banda Zé do Estado, e a aula “Da Pisada ao Verso”, realizada pelo poeta Adiel Luna, que convida o publico para uma imersão no Coco e suas diversas variações. Todas essas gratuitas, a partir das 14h30, no Festival de Arte de Serrinha (28) e no Floreia Teatro Espaço de Arte, dia (01/08), sob inscrição no local.
"Vai ser um show interativo e inesquecível para o público, que com certeza será contagiado pela energia festiva do povo pernambucano", afirma o poeta e cantador Adiel Luna.
O projeto PE Mundo Afora também acontece com ações de acessibilidade para pessoas com deficiência. Nas oficinas, conta com acessibilidade para cegos e pessoas com visibilidade reduzida, enquanto nos shows as apresentações ocorrem com intérprete de libras.
Sobre os artistas
Zé do Estado - Natural de Caruaru, Agreste Pernambucano, a banda Zé Do Estado foi fundada em meados da década de 30, pelo músico José Feliciano Rodrigues. A banda é um dos mais tradicionais grupos do gênero, em todo o Brasil. Atualmente representada por Basto, Zé Gago e Mestre Tonho, todos filhos do “Zé do Estado”. O grupo já realizou inúmeras turnês nacionais e internacionais. O “Buena Vista Social Club” do Forró Pernambucano têm se consagrado pela capacidade de envolver as plateias e pela atitude brincante e carismática dos seus integrantes, quase todos sexagenários. Entre grandes eventos realizados dentro o fora do Brasil, a banda foi convidada para participar da edição do Rock in Rio, em 2017, no palco Sunset, dentro do show “O Grande Encontro”, de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.
Fim de Feira - Uma das principais responsáveis pela renovação do forró pernambucano na última década, o grupo recifense Fim de Feira teve projeção no cenário musical brasileiro em 2009, quando venceu o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo Regional, com seu disco de estreia. A partir daí, a junção de coco, forró e baião com a poesia de cordel ganhou os palcos do Brasil e da Europa. Com 3 CD’s e 1 DVD lançados e mais de 15 anos de carreira, os shows da banda remetem à tradição da música de mestres como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, sem perder de vista a conexão da música rural do nordeste com os sons mais contemporâneos dos grandes centros urbanos.
Adiel Luna - O Poeta e coquista participou das principais sambadas do Estado de Pernambuco e é considerado o único representante da renovação do coco de São João. Em 2010, ganhou o prêmio de primeiro lugar do Festival Pré-Amp e a oportunidade de gravar o seu primeiro CD – o Camará. Com ele, em 2014, conquistou o segundo lugar no Premio Saraiva de Música. No ano seguinte, lançou o elogiado Baionada, com incentivo do FUNCULTURA. Também é mestre de baque solto, tendo passado por grandes maracatus como o Piaba de Ouro, o Leãozinho de Aliança, o Estrela da Tarde e o Leão do Norte. Adiel é ainda violeiro, cantador, repentista e cordelista. De família de poetas, participou de recitais ao lado de importantes nomes da cantoria de Pernambuco. Sua matriz é o repente e a poesia.
Os ingressos para os shows custam a partir de R$20 e estão disponíveis no site https://www.ingresse.com/pemundoafora-ingressos-z. A realização do projeto é da Theia Produtores Associados e LM Soluções, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult e Governo de Pernambuco. Informações através do (81) 99172-5169.


SERVIÇO SHOWS
27/07 às 23h – Z Largo do Batata (Av. Brigadeiro Faria Lima, 724 – Pinheiros - SP)
28/07 às 18h – Festival de Arte de Serrinha (Teatro Rural, Bragança Paulista - SP)
01/08 às 20h – Sesc Piracicaba (Rua Ipiranga, 155 – Piracicaba - SP)
02/08 às 22h – Agulha Porto Alegre (Rua Conselheiro Camargo, 300 / POA)
06/08 às 21h – A Autêntica (Rua Alagoas, 1172 – Savassi / BH)
10/08 - Baile Perfumado do Grande Hotel Ronaldo Fraga (R. Ceará, 1205 /MG)
SERVIÇO OFICINAS
28/07 às 14h30 – Festival de Arte de Serrinha (Teatro Rural, Bragança Paulista)
01/08 às 14h30 – Floreia Teatro Espaço de Arte (R. Maria Manieiro, 77 - Vila Rezende)

Nenhum comentário:

Postar um comentário